Pesquisa da ABF e da Abrasce mapeou 15.179 unidades.
Pesquisa realizada em parceria pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) em 503 shoppings espalhados pelo país mapeou a distribuição de lojas por setor nesses empreendimentos e a participação das franquias. Do total de 55.743 lojas mapeadas, a maior parte é de vestuário, com 15.179 unidades, ou 27,2% de participação. As franquias são responsáveis por 18,6% das lojas desse setor. As unidades de alimentação ficam em segundo lugar, com 10.206 lojas (ou 18,3% de participação). Neste caso, 42,9% são franquias. Já o segmento de calçados e acessórios fica em terceiro no ranking, com 8.602 lojas (15,4% de participação), 37% franquias. No universo pesquisado foram identificadas 18.435 redes e marcas diferentes, 4.572 de vestuário, 24,8% de participação.
Das 55.743 lojas mapeadas, 35,4% são franquias. As regiões Norte e Sudeste ficam acima dessa média, com 38% e 36% de participação das franquias respectivamente. A região Sudeste concentra o maior número de lojas de vestuário em shoppings 8. 830 (21% franquias). Em São Paulo foram pesquisados 53 shoppings, identificadas 2.317 lojas de vestuário (27% do total), 764 franquias. No Rio de Janeiro a pesquisa foi feita em 37 shoppings, identificadas 1.325 lojas de vestuário (26% do total), 434 franquias. E, em Belo Horizonte foram 22 shoppings, 573 lojas identificadas (27% de participação geral), sendo 201 franquias.
A região Sul é a segunda maior, com 2498 lojas na área de vestuário, sendo 17% franquias; no Nordeste são 2.089 lojas (13%); no Centro Oeste são 1.306 lojas (20% franquias) e no Norte são 456 lojas (19% franquias).