Entre as quais, ativistas climáticos e idosos digitais, mostra pesquisa da Euromonitor.
Todo início de ano, a Euromonitor International publica relatório mapeando as 10 tendências de consumo para marcas observarem. Conforme o relatório que acompanha o mapeamento, resiliência e adaptabilidade foram capacidades testadas em 2020, também em 2021, forçando os consumidores a abrir mão do controle e abraçar a ambiguidade.
Com a maior cobertura vacinal, em 2022, os consumidores começam a retomar as rédeas de suas vidas, valorizando suas paixões e valores, analisa a Euromonitor.
A empresa define as 10 tendências de consumo a partir de pesquisa realizada com consumidores de cem países, inclusive o Brasil.
VEJA AS 10 TENDÊNCIAS GLOBAIS
O relatório anual da Euromonitor define as tendências que vão motivar o comportamento dos consumidores. As empresas usam as informações para balizar estratégias de negócios no ano. Conforme a consultoria, enquanto o futuro próximo permanece imprevisível, a recomendação é continuar com modelos híbridos, de vendas presenciais e virtuais.
O GBLjeans publica as 10 tendências preservando o nome em inglês e a tradução para o português aplicada pela Euromonitor.
1 BACKUP PLANNER | SEMPRE COM UM PLANO B
São consumidores que encontram soluções criativas para comprar os produtos desejados. Ou pesquisar as melhores opções diante da grande escassez causada por interrupções das cadeias de abastecimento.
2 CLIMATE CHANGER | AGENTES DO CLIMA
A eco ansiedade e a emergência climática promovem o ativismo ambiental em direção a uma economia ‘net zero’. Em 2021, 35% dos consumidores no mundo reduziram ativamente suas emissões de carbono, afirma o relatório da Euromonitor.
3 DIGITAL SENIORS | IDOSOS DIGITAIS
Consumidores mais velhos tornam-se adeptos da tecnologia. Por isso, soluções virtuais devem considerar as necessidades desse público, que não é pequeno.
4 FINANCIAL AFICIONADOS | AFICIONADOS FINANCEIROS
Mais da metade dos consumidores no mundo acredita que estará melhor financeiramente nos próximos cinco anos, afirma a pesquisa da Euromonitor.
5 THE GREAT LIFE REFRESH | A GRANDE RENOVAÇÃO DA VIDA
Esses consumidores se concentram em desenvolvimento pessoal e valorizam o bem-estar. Estão fazendo drásticas mudanças de vida.
6 THE METAVERSE MOVEMENT | O MOVIMENTO METAVERSO
Ecossistemas digitais imersivos e tridimensionais começam a transformar as conexões sociais. As vendas globais de headsets de realidade aumentada e realidade virtual cresceram 56% de 2017 a 2021, atingindo a cifra de US$2,6 bilhões no último ano, informa a Euromonitor.
7 PURSUIT PRELOVERS | ANTIGOS PRODUTOS, NOVOS DONOS
Mercados de compras peer-to-peer e de segunda mão crescem à medida que os consumidores buscam itens únicos, acessíveis e sustentáveis.
8 RURAL URBANITES | URBANOS RURAIS
Os consumidores estão se mudando para áreas que consideram mais seguras, limpas e verdes. Ao mesmo tempo que moradores da cidade também querem que esses benefícios sejam trazidos para seus bairros.
9 SELF-LOVE SEEKERS | Em busca do amor-próprio
Autenticidade, aceitação e inclusão são as prioridades de escolhas de estilo de vida e hábitos de gastos desses consumidores.
10 THE SOCIALISATION PARADOX | O PARADOXO DA SOCIALIZAÇÃO
Níveis de conforto variáveis criam um retorno conflituoso para a vida pré-pandemia. Em 2021, 76% dos consumidores do mundo adotaram precauções de saúde e segurança ao saírem de casa, destaca o relatório.