As superfícies podem ser lisas, quase como polidas, ter texturas leves ou partir para a cobertura em brocado com predominância de dourado.
Os metalizados estão por toda parte, especialmente o prata. Começaram mais fortemente no verão pelos calçados, como detalhe na ponta ou contraforte de calçados, ou couro prateado em sandálias femininas. No jeans, aplique de foil em shorts também esteve em alta como acabamento de lavanderia em coleções de verão, inclusive no mercado nacional. Nas passarelas internacionais os metalizados estavam lá como parte das coleções da primavera de 2017, indicando que a oferta deve se prolongar até o inverno brasileiro.
Não estava em todas as grifes, mas, o efeito metalizado pontuou coleções nas três principais semanas de moda do mundo – New York, Londres e Milão – quebrando a seqüência intensa dos bordados. Metalizados em denim e na sarja colorida em tons fraquinhos previstos para a primavera e o verão.
Nos desfiles americanos, Marc Jacobs preferiu as superfícies lisas. Algumas recobertas com bordados em pedraria ou combinadas a estampas, outras em cores metalizadas. Vivienne Tam optou pelo efeito de couro metálico prata.
A London Fashion Week mostrou uma variação de estilo da dupla portuguesa Marques Almeida. Calça mais larguinha, remetendo a papel alumínio; conjunto em denim entrelaçado com fio prata; e brocado dourado metálico estampado sobre sarja colorida. A Versus manteve o jeans destroyed e usou material aluminizado para fechar os rasgos por dentro.
Em Milão, Roberto Cavalli e Philip Plein também usaram brocado no jeans. O primeiro em dourado sobre fundo preto e o segundo, prata sobre denim blue. Philip Plein incluiu estampa de cobra dourada e em relevo sobre sarja colorida.
GALERIA DE FOTOS
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5
- Foto 6
- Foto 7
- Foto 8
- Foto 9
- Foto 10
- Foto 11
- Foto 12
- Foto 13
- Foto 14
- Foto 15
- Foto 16
- Foto 17
- Foto 18
- Foto 19
- Foto 20
- Foto 21