Índigo compõe cartela de cores de 2024/25

Índigo compõe cartela de cores de 2024/25

Tonalidade do denim acompanha a tendência Divine apontada pela Informa Markets Fashion.

Em um preview para as coleções a serem lançadas entre 2024 e 2025, a organizadora de eventos americana Informa Markets Fashion retornou parceria com o birô Fashion Snoops e publica um guia de tendências para as próximas estações. Divine é um dos temas mapeados para as temporadas 2024/25, com cartela de cores que pressupõe a combinação entre tons terrosos e azuis, entre os quais a valorização do tingimento índigo, com outros neutros.

“As cores em Divine são uma expressão celestial do sublime, uma manifestação prismática de ‘cloud nine’ [referência ao filme de alto astral do Disney Channel]“, diz o guia.

Nesse tema, tanto para homens quanto para mulheres, o Fashion Snoops recomenda compor a cartela de cores 2024/25 com os neutros Rose, Pearlite, Dough, Tea Leaf e Buff. O tom de índigo integra a seleção de azuis tradicionais Stillwater, Undercurrent e Mussel. Completam a cartela os tons terrosos Shiso, Maple Rock, Tiger Eye, Toast, Grape Vine e Pulp.

Índigo compõe cartela de cores de 2024/25

O guia da Informa Markets Fashion, organizadora de eventos nos Estados Unidos como Project Las Vegas e Magic Las Vegas, afirma que especialmente o S/S24, período de inverno no Brasil, “é uma temporada que tenta uma correção de curso muito necessária em um mundo cheio de desequilíbrio e distrações excessivas”.

Para o desenvolvimento, o guia cita o sul global como catalisador de inspiração, apontando para América Latina e Caribe.

SILHUETAS

Peças mais soltas em denim básico, sem lavagens intensas ou efeitos agressivos. Os detalhes poderiam ser fornecidos por tecidos de denim com texturas ou maquinetados. Patchwork é valorizado no tema, assim como o conceito repensado de peças funcionais. Jaquetas e bazers em alfaiataria menos simétrica que o corte tradicional, florais maiores e estampas de bordados.

As silhuetas são fluidas e soltas. Valorização de trabalhos geralmente manuais, como o crochê e os bordados.

O tema Divine contempla consumidores millennials e da geração Z que tendem a buscas espirituais para encontrar bem-estar.