Lyst Index mostra moda do trimestre

Lyst Index mostra moda do trimestre

Entre as marcas mais quentes da plataforma, Gucci continua a liderar e aumenta a procura por jeans de cintura baixa, largo e solto.

Lyst Index mostra moda do trimestre
Campanha de lançamento da collab Gucci X NorthFace

O Lyst Index é uma classificação de marcas e produtos que inclui os dados da plataforma de venda de moda, trends do Google e outras informações associadas. A cada trimestre, o marketplace divulga o balanço da moda, com as 20 marcas mais quentes do período e os produtos mais buscados. No primeiro trimestre de 2021, o Lyst Index avalia que o consumidor anda deixando o moletom de lado que o acompanhou pela maior parte da pandemia de covid-19.

É bem verdade que o Lyst é um marketplace moderninho com sede em Londres, onde a pandemia está sob aparente controle, depois de uma bem-sucedida combinação de campanha de vacinação e lockdown, com a vida lentamente retornando a alguns padrões de ‘normalidade’.

Entre as 20 marcas do ranking do primeiro trimestre, a maioria manteve ou ganhou posições em função de inovações, de ordem digital ou inclusiva.

MARCAS MAIS QUENTES

O Lyst Index tem a Gucci como líder, mantendo posição desde o final de 2020. Favoreceu a grife a parceria com outras marcas. A cápsula com a North Face, que inclui roupas feminais e masculinas, sapatos, mochilas e sacos de dormir. E o tênis digital (não existe no plano físico) com a Wanna Kick, empresa de realidade aumentada, estimulando a conexão da centenária Gucci com consumidores jovens.

A Nike saltou para o segundo lugar, impulsionada pelas medidas legais contra falsificações e por novidades como o anúncio do tênis Go FlyEase, de design arrojado que pode ser calçado e retirado sem o uso da mãos, que deverá chegar ao mercado no final de 2021. Além de atletas com alguma deficiência, o tênis atenderia as grávidas e mesmo adultos mais velhos que por alguma limitação não conseguem se abaixar ou mexer as mãos com desenvoltura, por exemplo, porque têm atrite.

Mesmo caindo de posição, a Saint Laurent ficou em nono lugar no Lyst Index. Destacou-se na campanha de Spring 2021 por colocar mulheres maduras. Registro para a atriz Catherine Deneuve, de 77 anos, e a modelo Kate Moss, que se encaminha para os 50.

1 GUCCI
  • Lançada a colaboração da North Face
  • Começou a vender tênis digitais com a Wanna
  • Vestiu Billie Eilish e Harry Styles para o Grammy
2 NIKE
  • Relatou aumento de 59% nas vendas digitais
  • Lançou o primeiro tênis viva-voz para atletas adaptativos
  • Tomou medidas legais contra tênis falsificados
3 DIOR
  • Coleção F / W ’21 revelada virtualmente em Versalhes
  • Nomeado embaixador global Kim Ji-soo da Blackpink
  • Lançou lente no Snapchat para experimentar tênis em RA
4 BALENCIAGA
  • Nova loja aberta em Barcelona
  • Lançada coleção com peças que brilham no escuro
  • A controladora Kering confirmou que a marca não usa pele de animal.
5 MONCLER
  • Relato crescimento de comércio eletrônico de dois dígitos
  • Adquiriu os 30% restantes da Stone Island
  • Lançou jaquetas Born to Protect feitas de materiais reciclados
6 PRADA
  • Vendas online aumentaram em torno de 200% em 2020
  • Lançou segunda coleção feminina de Miuccia Prada e Raf Simons
  • Prêmio de preservação do oceano Held Sea Beyond da Unesco
7 LOUIS VUITTON
  • Exibiu a coleção F/W21 virtualmente a partir do Museu do Louvre
  • Inaugurou flagship em Ginza, Tóquio
  • Nomeado embaixadora da marca Naomi Osaka
8 BOTTEGA VENETA
  • Lançado jornal digital trimestral publicado pela Bottega
  • Missy Elliott em destaque na primeira edição
  • Relatório de crescimento positivo da receita em 2020 apesar da Covid-19
9 SAINT LAURENT
  • Catherine Deneuve e Kate Moss apresentam campanha S/S 21
  • Filme S/S21 dirigido por Gaspar Noé
  • Nova loja aberta em Frankfurt
10 OFF WHITE
  • Lançou a campanha ‘I support Black women’’ com a ativista Trinice McNally
  • Introduzida a plataforma de vídeo Imaginary TV
  • Anunciou sete novos tênis com a Nike
11 VERSACE
  • Lançou Medusa Power Talks no Clubhouse
  • Novo monograma introduzido para F/W21
  • Campanha S/S21 apresenta Kendall Jenner Precious Lee e Hailey Bieber
12 BURBERRY
  • Crescimento de 50% das vendas digitais no terceiro trimestre do exercício fiscal de 2021
  • Reconhecida no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg pela primeira vez
  • Loja virtual inaugurada com Elle Digital Japan
13 FENDI
  • Lançadas coleções desenhadas por Kim Jones
  • Demi Moore, Kate Moss e Naomi Campbell no desfile de alta costura do S/S21
  • Atriz sul-coreana Song Hye-Kyo nomeada como embaixadora da marca
14 VALENTINO
  • Apresentou S/S21 virtualmente na Galleria Colonna de Roma
  • Lançou parceria com a comediante Elsa Majimbo
  • Parceria com Startup Bootcamp em tecnologia de moda
15 ALEXANDER MCQUEEN
  • Anunciada colaboração de revenda com Vestiaire Collective
  • A controladora Kering confirmou que a marca não usa mais pele de animal
  • Doou material excedente para estudantes de moda
16 LOEWE
  • Apresentado F/W21 como suplemento de jornal
  • Lançou sacolas do Projeto Excedente feitas de sobras de couro
  • Anuncia o prêmio Loewe Foundation / Studio Voltaire para artistas sub-representados
17 GIVENCHY
  • Matthew M. Williams apresentou sua 2ª coleção RTW
  • Dressed The Weekend pela performance no Superbowl
  • Kim Kardashian, Kendall e Kylie Jenner postaram selfies usando F/W 21
18 JACQUEMUS
  • Abriu floricultura temporária em Paris
  • Lançada campanha S/S21 com casais
  • O designer Simon Porte Jacquemus esteve na capa da GQ França
19 BALMAIN
  • Apresentada coleção F/W 21 inspirada em viagens
  • Lançada campanha S/S 21 filmada em Lanzarote
  • Novos episódios do podcast L’Atelier Balmain
20 STONE ISLAND
  • Moncler adquiriu os 30% restantes da empresa
  • Anunciada parceria de vários anos com a New Balance
  • Parceria com o festival C2C de Torino no projeto Stone Island Sound

PRODUTOS MAIS QUENTES

A jaqueta bomber da Gucci da cápsula com a North Face foi o artigo feminino mais procurado no trimestre. A tiara vermelha da Prada que a jovem Amanda Gorman usou ao declamar poema de sua autoria na posse de Joe Biden ficou em 6º lugar.

Entre os homens o jeans aparece também na sexta posição com a camisa de denim de Brunello Cuccinelli. O primeiro lugar masculino é do tênis Yeezy 450, da Adidas.

No insight de dados mensais da Lyst, o jeans feminino de cintura baixa e modelagem folgada apontou aumento de procura de 57%, quando comparado a março de 2020.

As calças de comprimento tipo capri também estão em alta, com crescimento de pesquisa de 85% nas últimas duas semanas, informa a Lyst.