Encruzilhada da criatividade na moda afeta o jeans mostrado nas passarelas voltadas para 2025.
Sem surpresa criativa, o jeans desfilado nas semanas de moda de Nova York e Londres, as primeiras do calendário internacional, pareceu afetado pela encruzilhada da demanda por resultados comerciais. Com transmissão ao vivo, algumas iniciaram a venda da coleção no dia seguinte ao desfile, retornando à estratégia de apagar o intervalo entre a apresentação e a chegada às lojas de varejo.
As marcas não abraçaram o jeans com voracidade na temporada de spring/summer 2025, em relação a edições passadas. Tanto em Nova York quanto em Londres o jeans sem surpresa passa resistente double denim, em combinação uniforme ou em tons contrastantes, sem sinais de desapego pelo streetstyle.
Da mesma forma, continua a combinação do denim desbotado e combinado a outros materiais, preferencialmente, estampado. Também permanece a exposição a sobretintos de tonalidades constrastantes e que tingem a trama exposta.
Pequenos brilhos dispersos pela superfície do tecido ganham sobrevida em mais uma temporada para homens e mulheres.
Marcas como Marques Almeida e Philip Plein dedicaram atenção a tops. É o caso do cropped da primeira, com detalhes em relevo e recortes, ou o volume exagerado do colete da segunda.
Seguindo o roteiro das passarelas com longas sequências de preto e branco, marcas como Jason Wu e KNWLS, mesmo em continentes diferentes, trabalharam o black denim para o verão.
A presença do raw denim diminuiu nos desfiles. E aumentaram as intervenções em lavanderia tanto para o denim, que volta estonado, quanto para a sarja, que retorna também estampada.
Para a modelagem de calças jeans, prevalecem os cortes amplos e comprimentos alongados de pernas. Aqui e ali, pernas mais curtas e detalhes de barras, em modelagens largas sem exagero.
CONFIRA A SELEÇÃO DO GBLJEANS
Da passarela da NYFW, o radar do GBLjeans selecionou criações de Philip Plein; Off White; Tommy Hilfiger; Jason Wu; Libertine; Ralph Lauren.
Dos desfiles da LFW, o radar do GBLjeans selecionou criações de Burberry; Masha Popova; Marques Almeida; KNWLS; e Lueder.