Aviamentos para o inverno 2009

Fabricantes de botões, tags e etiquetas, apresentam suas coleções para a próxima estação em evento realizado a semana passada

Quatro fabricantes de aviamentos aproveitaram o Senac Moda Informação, realizado quarta-feira passada, 15, para apresentar as coleções para o inverno 2009. Junto com as etiquetas, tags, botões e zíperes tradicionais, empresas incluem novos produtos e segmentos em suas linhas.

Eberle Fashion

Dividida nas linhas Premium, Evolution, Jeanswear, Footwear, Surfwear e Nature, a coleção para o inverno 2009 da Eberle Fashion conta com 160 itens, além da linha de tags e etiquetas da empresa.

A linha dedicada ao jeans tem como destaque a técnica de acabamento que permite a reprodução de desenhos sobre os produtos. “Esse acabamento forma desenhos no botão deixando a matéria-prima bruta aparecer. É nela que é formado o desenho”, explica Ronaldo Uliana, gerente de produtos da Eberle. Com influências góticas e punks, a linha conta com produtos feitos de latão misturado com materiais sintéticos e ganha acabamentos em degradê espelhado.

 

Direcionada para os clientes que buscam agregar valor a produtos, a linha Premium tem botões com aplicações de cristais Swarovski e com banhos de autobrilho dourado.

A linha Nature representa a preocupação com o meio ambiente por parte da empresa. A Eberle informa que todos os produtos da linha são feitos de materiais ecológicos, como madeiras de reflorestamento, coco, sementes da Amazônia, camurça e recouro. Além disso, 60% do latão empregado na produção dos itens é reutilizado.

Na linha Evolution, os botões são dedicados à malharia e feitos de materiais como poliéster. Apresentados em diferentes tamanhos, os botões ganham coberturas especiais como o revestimento de açúcar, que dá aspecto granulado ao produto.

 

Botões de pressão que viram enfeites e ilhoses em formatos diversos compõem a linha Footwear, junto com passadores coloridos. A linha direcionada ao público do surf, que introduz o produtos dourados ao estilo nessa coleção, trabalha com acabamentos de toque emborrachado e conta com puxadores de silicone.

 

A linha de tags e etiquetas, que é a segunda produzida pela empresa, mistura os metais usados na produção de botões com os materiais dos produtos.

Helvetia

 

Entre os lançamentos do book do inverno 2009 da Helvetia, estão etiquetas feitas com poliéster reciclado, tag com espelho revestido de jeans, etiquetas feitas com raspa de couro, aplicações de cristais, tag adesivo e formatos variados.

 

O book é dividido em oito temas: Folk, com inspirações orientais; Dark, que remete ao gótico; Salve o Planeta, com características e temas ecológicos; Vintage, com inspiração em Hollywood e nas divas do cinema das décadas de 20, 30, 50 e 60; Esportivo, que remete a esportes radicais, corridas e movimento hip hop; Contemporâneo, com características da era medieval; e a linha infantil dividida em Bonecas, para meninas por isso inspirada em princesas e bailarinas, e Monstros, para os meninos, que remete a fantasmas.

 

De acordo com Thaís Suzuki, designer de moda da Helvetia, os produtos que estão sendo mais requisitados pelos clientes são os tags de espelho revestidos com jeans, as etiquetas com detalhe em metal e as etiquetas ecológicas.

 

Tecnoblu

 

No evento, a Tecnoblu mostrou a linha de embalagens, produzidas para substituir as embalagens que normalmente são descartadas pelos clientes. Desenvolvidas com materiais diferenciados e conceito de design, a idéia da empresa é que os consumidores reutilizem as embalagens.

 

“A intenção é a de juntar a criação com o marketing. O cliente compra um produto e acaba divulgando a marca, pois o pacote é diferente, é durável e é bonito. Ele acaba usando a embalagem pra fazer outras coisas além de sair da loja com a roupa e, conseqüentemente, divulga a marca”, comenta Bruna Buerger, gerente de marketing da Tecnoblu.

 

Além disso, a marca expôs os itens de sua coleção de aviamentos para o inverno 2009, batizada de Boa Vida, Vida Boa. Leia também Tecnoblu lança book para o inverno 2009.

YKK

 

 

A empresa apresentou a nova linha de zíperes, como modelos à prova d´água, e os biodegradáveis Rearth e Natulon, direcionados para o segmento ecológico, como as bolsas recicláveis.

 

 

“O zíper revestido com película protetora repelente à água está sendo um grande sucesso aqui no evento. Acreditamos muito nesse produto”, afirma Fabíola Rosa, designer e consultora de marketing da empresa no Brasil.