Diklatex lança bases com insumo certificado

Diklatex lança bases com insumo certificado

São dois novos produtos da coleção de verão 2023 que obtiveram certificação RCS.

Diklatex lança bases com insumo certificado
foto: Nature (divulgação)

Dentro da coleção endereçada ao verão 2023, a Diklatex lançou duas bases que obtiveram certificação RCS (Recycled Claim Standard). O selo indica que a produção incluiu material reciclado. A empresa atua no segmento de tecidos técnicos e tecnológicos, como os de uso esportivo.

São os primeiros artigos certificados que a empresa coloca no mercado. O Nature é um tecido composto por 77% de poliéster pós-consumo reciclado e 23% de elastano convencional. A empresa indica para aplicação em peças da linha activewear.

Conforme comunicado de imprensa, a produção do tecido emprega processo com “baixa utilização de produtos químicos e de água”. Na cor chamada naturale não há processo de tingimento, avisa. Mas se a marca quiser, a base pode ser tingida.

O segundo artigo é o Eco Sense que tem na composição 91% de poliéster pós-consumo reciclado e 9% de poliéster convencional. O fabricante indica para aplicação em peças de sportwear, activewear e swin/beachwear, como camisetas, babylooks, shorts-saia, tops e camisetas.

A tonalidade original é em branco. Mas pode receber tingimento em outras cores.

A coleção Connection inclui outros lançamentos. “Estamos entre os maiores importadores de poliéster reciclado do Brasil, produzimos tecidos a partir de garrafas PET e estamos caminhando para reduzir cada vez mais nossos processos. Exemplos disso são os três lançamentos dessa coleção, produtos que não requerem tingimento, minimizando o uso de água e a geração de efluentes”, declarou no comunicado André Jativa, diretor executivo da Diklatex.

Ainda conforme a nota à imprensa, a Diklatex conta com 20% de sua produção total reciclada e alcança 90% de produção de artigos para o futebol por meio de poliéster reciclado.

EMPRESAS CERTIFICADAS

A Diklatex pertence ao mesmo grupo da Latina Têxtil, ambas sediadas em Santa Catarina. A empresa obteve a certificação RCS para os dois produtos em 2021.

Outras seis empresas brasileiras contam com a mesma certificação em 2021. Duas delas são de calçados. Em tecidos, figuram a Diklatex, a Vicunha e mais três. Confira as demais consultando o Guia de Certificações do GBLjeans.