São dois novos produtos da coleção de verão 2023 que obtiveram certificação RCS.
Dentro da coleção endereçada ao verão 2023, a Diklatex lançou duas bases que obtiveram certificação RCS (Recycled Claim Standard). O selo indica que a produção incluiu material reciclado. A empresa atua no segmento de tecidos técnicos e tecnológicos, como os de uso esportivo.
São os primeiros artigos certificados que a empresa coloca no mercado. O Nature é um tecido composto por 77% de poliéster pós-consumo reciclado e 23% de elastano convencional. A empresa indica para aplicação em peças da linha activewear.
Conforme comunicado de imprensa, a produção do tecido emprega processo com “baixa utilização de produtos químicos e de água”. Na cor chamada naturale não há processo de tingimento, avisa. Mas se a marca quiser, a base pode ser tingida.
O segundo artigo é o Eco Sense que tem na composição 91% de poliéster pós-consumo reciclado e 9% de poliéster convencional. O fabricante indica para aplicação em peças de sportwear, activewear e swin/beachwear, como camisetas, babylooks, shorts-saia, tops e camisetas.
A tonalidade original é em branco. Mas pode receber tingimento em outras cores.
A coleção Connection inclui outros lançamentos. “Estamos entre os maiores importadores de poliéster reciclado do Brasil, produzimos tecidos a partir de garrafas PET e estamos caminhando para reduzir cada vez mais nossos processos. Exemplos disso são os três lançamentos dessa coleção, produtos que não requerem tingimento, minimizando o uso de água e a geração de efluentes”, declarou no comunicado André Jativa, diretor executivo da Diklatex.
Ainda conforme a nota à imprensa, a Diklatex conta com 20% de sua produção total reciclada e alcança 90% de produção de artigos para o futebol por meio de poliéster reciclado.
EMPRESAS CERTIFICADAS
A Diklatex pertence ao mesmo grupo da Latina Têxtil, ambas sediadas em Santa Catarina. A empresa obteve a certificação RCS para os dois produtos em 2021.
Outras seis empresas brasileiras contam com a mesma certificação em 2021. Duas delas são de calçados. Em tecidos, figuram a Diklatex, a Vicunha e mais três. Confira as demais consultando o Guia de Certificações do GBLjeans.