Inverno 2015: lançamentos da Vicunha.

Além de reforçar linhas anunciadas com o verão, a tecelagem apresentou novidades como a sarja com fio Emana, aquele anti-celulite; coloridos com cara de moletom e mistura de técnicas de estamparia.

Por causa da Copa do Mundo, a Vicunha antecipou o lançamento do inverno 2015 em quase dois meses. Entre os destaques da empresa para a estação, duas novidades de peso na família de sarja: a já anunciada estréia da linha Athletic Color, construção que dá ao tecido cara de moletom; e a primeira base colorida produzida com o fio Emana, aquele criado pela Rhodia para o combate à celulite, junto com uma base denim. Concentrando o maior número de lançamentos, a coleção de estampados foi enfatizada pelo início do processo que mistura diferentes técnicas de estamparia batizado de Entropia.

São 45 novas estampas para o inverno, em divisão bem equilibrada entre as duas famílias de produtos. Os outros 17 lançamentos que compõem a temporada misturam as linhas novas e a ampliação de linhas já lançadas no verão, como a Athletic Denim, a Transforming Denim, a Shirting Collection; e de linhas já consagradas, como a Essential e a Moove. De acordo com Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha, o desenvolvimento da estação priorizou conforto, bem estar e funcionalidade.

Novos produtos
Para o inverno 2015, a empresa homologou duas bases construídas com o fio Emana, desenvolvido pelo centro de pesquisa brasileiro da Rhodia, e que integram os chamados tecidos funcionais da Vicunha. A homologação vale para uma base de denim, o Emana Línea (65% algodão, 33%poliamida e 2% elastano), e outra de sarja, comercializada em versão PT (pronto para tingir). Segundo Zuleica Ferreira, coordenadora de marketing e inovação para o Emana Denim da Rhodia, como o material bioativo fica por dentro do fio usado na trama, é possível aplicar diversos efeitos de lavanderia sem dano aos benefícios cosméticos de combate à celulite.

No conceito de conforto e bem estar, Renata aponta as duas linhas Athletic, que são tecidos com construção que simula o visual e o toque do moletom. A primeira a ser lançada foi a Athletic Denim, para o verão 15, que no inverno foi ampliada com o Step, o mais elástico deles, com stretch de 50%, e o Squash, com power de 29%. Com peso em torno de 9oz, ambos trazem na composição algodão, poliéster e elastano.

A Athletic Color começa com o lançamento de três produtos. Dois deles vendidos apenas na versão PT – o Bungee e o Bungee Black. São tecidos pesados, de 11oz, com a mesma composição (74% algodão, 20% poliéster e 6% elastano). A diferença entre os dois é o Bungee Black ter a trama tinta em preto. Mais leve, 7,5oz, o Spinning pode ser vendido em PT ou tinto, apresentando cartela disponível em nove cores.

Denim liso e estampado
Na família de denim, a Vicunha ampliou a linha Transforming, bases que revelam a cor de fundo mediante a aplicação de agente clareador. O Iron é a base nova. Vem originalmente em cinza concreto que, conforme o desgaste químico a que é submetida a peça, revela o verde debaixo. Tem 10,2 oz de peso e 37% de stretch.

A linha dos rígidos ganhou dois reforços – o Will e o Ross, além da versão em preto do Moretti, produzido na fábrica do Equador. Acompanhando a moda que retorna com o denim black, a linha Moove foi ampliada com cinco produtos, entre os quais a versão em cinza do Marina, um dos tecidos mais vendidos da empresa. O denim resinado para imitar couro, da linha Carbolumen, ganhou o black Rocker.

A linha de estampados em denim também cresceu no inverno. Duas linhas foram acrescentadas: a Cromo, com o Shells, o Yilian e o Fluid, com padrões bem coloridos de estampas; e a Entropia, que mistura técnicas em seis variantes (Suri, Slike, Dive, Dhara, Lory e Jaya). A linha Velvet Denim, que foi liberada entre as duas coleções, tem o Val, o Lara, o Franz, o Adriane, o Giu, o Bianca e o Michelle, que combinam estampas e o toque do veludo.

Ainda na linha de denim estampado, Renata aponta o Blue&White Printed, com o Honolulu e o Shiva; os três lançamentos rígidos e leves (5,2oz) voltados para camisaria (Drops, Dylan e Bob); e a linha Power Flower, que começou no verão e tem as padronagens Bia, Vicky, Babi, Luna e Nala.

Estampas no color
O conceito Entropia pode ser aplicado em diferentes bases e acabamentos, que aceitam interferências em lavanderia, explica a empresa. Na sarja, chega ao mercado com opção em cinco estampas variadas: Fenris, Aasgard, Tiwaz, Hidra e Odin. A linha Cromo combina técnicas de cromia e pigmentos criando na estréia seis opções: Mith, Ascote, Sextante, Lizard, Friz e Litho. A linha Surface Printed lançou seis estampas com técnicas de cromia – Deméter, Selene, Eros, Ninfa, Ares e Atena. A linha Pigment incorpora estampas em tons fechados e sóbrios (Hadeva, Grab, Woodland e o Kali, cuja versão em PT é um cinza escuro com claro).

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