Com novidades em tecidos elásticos e acabamento, fabricante de denim e sarja revela planos de investimento para as duas plantas brasileiras, começando pela parte de tingimento.
Ao abrir oficialmente o lançamento do inverno 2015, Rodrigo Barbosa, que assumiu como diretor geral da Tavex em dezembro, disse que a estratégia da companhia está baseada em três pilares: produtos inovadores, qualidade e preço. E que para atingí-los precisa de pessoas e de investimentos em máquinas e em produtividade para cortar custos. A primeira condição, pessoas, ele afirma que já tem, e os desembolsos estão em curso.
Gilberto Mestriner Stocche, diretor geral para os negócios de denim no Brasil e na América do Norte, não declara o montante reservado para os investimentos. “É bastante. Não temos limitação de investimento para essas duas coisas (inovação e produtividade). Se faz sentido, a gente investe”, afirmou o executivo , acrescentando que a renovação começou pela área de tingimento da fábrica de Americana, no interior de São Paulo. O plano contratado é de ampliar a capacidade de tingimento da linha, diz sem entrar em detalhes.
Os outros desembolsos industriais serão direcionados para comprar de máquinas e equipamentos para acabamento, fiação, tecelagem, para efeitos especiais, incluindo a lavanderia montada na fábrica de Americana, que compõe o complexo da Universidade Santista. De acordo com Stocche, a coleção do inverno reflete bem este posicionamento. São 16 lançamentos – 14 em denim e dois flats – que reúnem alta elasticidade, pesos leves e conforto, resume Lilian Kurosaki, gerente de marketing da Tavex.
OS LANÇAMENTOS
Com a previsão de um inverno ainda mais justo que as últimas temporadas, para a parte debaixo do guarda-roupa feminino, a Tavex investiu em tecidos super elásticos. Com esse conceito lançou o Anitta e o Bessie, duas opções em denim. Ambos contam com 17% de poliéster na composição, 82% de algodão e 1% de elastano, com peso de 7,2oz. De tingimento azul, o Anitta é o mais elástico dos dois, alcançando 64%. O Bessie de tingimento preto apresenta 54%.
Também reforçou a linha Runaway, de denim com cara de malha. Incluiu para o inverno 2015, o Runny. De peso 8,8oz, construção cetim, 97% algodão e 3% elastano, o power do artigo alcança 55%. Os dois flats lançados acompanham a tendência elástica. O primeiro super elástico da família de coloridos é o Lilly, com peso de 8,4oz e power de 46%, aponta Lilian. O Amy é mais leve, 7,2oz, e elasticidade em torno dos 28%, completa a gerente.
Em seguida ela destaca tingimentos e acabamentos. O conceito Twinic criado na Europa que incorpora cores ao denim. Chegou ao Brasil com o lançamento de dois tecidos cuja base é o denim black que recebem sobretingimento em vermelho (Cramber) e em azul (Skye). Ambos têm elastano e algodão na composição, com 25% de power e peso de 8,9oz. Conforme a intensidade da lavagem, o preto do fundo fica mais, ou menos, revelado, prometendo variedade de tons.
Na família Tri-Blend, produzida com o fio T-400 da Invista, a Tavex acrescentou o Sirius, em tingimento black, que aceita níveis agressivos de estonagem. Com peso de 9oz, suporta cerca de 32% em elasticidade. Nos acabamentos resinados, Lilian aponta a ampliação da oferta do jeather: com o verde escuro Olivie e o emborrachado Loopy lançado apenas em preto, ambos com 32% de power.
A linha Second Skin ficou maior com o lançamento de cinco produtos, entre os quais ela cita o Lumine denim azul puro com coat azul turquesa, e de 30 a 35% de stretch, e o Kayla com tigimento black sobretinto de blue e 37% stretch. “É o mais ecuro da coleção”, aponta Lilian. Completam as novidades, duas opções em 100% algodão: o azul Durdalk, o mais pesado de todos, com 11oz, e o Dusk, denim black sobretinto de black, com cara de sarja.
DIREÇÕES DE MODA
No inverno 2015, a Tavex trabalhou três tendências – Archaic Digita Detox; Edit Hybrid Innovation; e Broadcast Urban Re-Makery – abordadas na ID Magazine, que, nesta estação, apresenta estrutura mais condensada e sem grampos, de modo que é possível trabalhar com as folhas soltas. A nova edição incluiu o moodborad de cada direção, explica Sueli Pereira, gerente de moda e design da empresa. O resumo aborda características de tecidos, formas, efeitos de lavanderia e cartela de cores.
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