Patternarium inova com licenciamento de estampas

Patternarium inova com licenciamento online de estampas

Startup mostra na Febratêxtil 2025 sua plataforma de venda online de licença de uso de designs.

A plataforma brasileira de venda online de licenciamento de estampas Patternarium vem ganhando tração. Fundada no final de 2023 por Amanda Almeida e Celina Godoy, a startup Patternarium inova ao operar com preços adequados para a realidade do mercado brasileiro, explica Amanda. Comprar estampas por serviços de comércio eletrônico não é uma novidade em si, pois já existem outras no mercado internacional, como o Reino Unido. “Mas os preços são proibitivos para os padrões do Brasil”, afirma a empreendedora com estande no corredor das startups da Febratêxtil 2025, realizada na cidade de São Paulo, na semana passada.

Os preços das licenças começam a partir de R$200 e avançam até, no máximo, hoje, R$1,8 mil. Atualmente, o acervo da Patternarium reúne 150 designers de estamparia que comercializam suas obras para aplicações variadas, de tecidos a vestuário, artigos de decoração, papelaria, entre outros fins. A maioria deles formada por profissionais do Brasil. São designers independentes ou estúdios.

Eles decidem o preço e o tipo de licença pela qual farão a venda. Licença de exclusividade, em geral a mais cara, permite à empresa compradora usar a estampa para fins comerciais pelo prazo de 5 anos, sem limite de tiragem máxima.

A licença comercial permite o uso da estampa para fins comerciais, ou não, por diversas empresas ou pessoas. Permissão se estende pelo prazo de 5 anos, mas, com limite de tiragem máxima de 5 mil metros ou unidades no período.

Para clientes que precisam de mais estampas, a Patternarium negocia pacotes específicos, acrescenta Amanda.

ACERVO

Os designers de estampa interessados em licenciar o trabalho devem submeter o interesse à apreciação da plataforma. Entre os aspectos analisados estão requisitos técnicos e visuais do desenho destinado a aplicações variadas, como o rapport (técnica que atende a padrões que se repetem de maneira a permitir encaixes sem cortes ou falhas), além de aspectos jurídicos quanto à originalidade e direitos autorais.

A plataforma Patternarium atua com a intermediação entre designers de estampa e marcas, cobrando comissão sobre a transação realizada. Confirmado o pagamento, a marca faz o download dos arquivos. Para visualizar a estampa aplicada, a plataforma exibe fotos de roupas, artigos de decoração, entre outros produtos.

foto: divulgação