Tavex lança verão com nove produtos

Ao apresentar a nova coleção, a empresa traça perspectivas otimistas para 2013 e promete surpresa no anúncio dos próximos lançamentos.

Enfatizando o esforço de lançar três coleções no mesmo ano – verão 2013, em janeiro, inverno 2013, em junho, e verão 2014, em dezembro –, a Tavex promete mudanças no calendário de lançamentos. “Vamos deixar de ser previsíveis na parte de lançamentos; vamos causar surpresa”, afirmou ao GBLjeans o CEO da Tavex, Ricardo Weiss, ao ser perguntado sobre a previsão de lançar para o mercado brasileiro as novidades apresentadas durante a Denim by Première Vision, no mês passado, em Paris, França, como os tecidos com acabamento iridescente e de trama colorida, com avesso em azul brilhante, ocre e roxo.

Não deu detalhes, diz, para preservar o impacto dessa estratégia de lançamentos. Sobre as perspectivas do mercado em 2013, o CEO se assume como “um otimista irrequieto, que acredita em ciclos curtos e não acredita em recessão prolongada”. Considera que 2012 foi um ano difícil para os negócios, especialmente o último trimestre, que “assim como em 2011, a retomada que gente previa, e pela qual torcia, não ocorreu”. Contudo, ele afirma que a empresa se preparou desde o início de 2012 para os altos e baixos da economia. “Adequamos nosso mix de produtos para um mercado precifista, sem abrir mão de qualidade; ajustamos produção, adequamos o footprint das fábricas (produção ecologicamente sustentável) e nossa estrutura de custos”, enumerou o executivo.

Com essa receita, espera encerrar 2013 com “crescimento de um dígito” em faturamento, e sem arriscar prognóstico. “Meu foco não é volume, nem market share; olho rentabilidade e cliente satisfeito”, afirma. Segundo Maria José Orione, gerente de marketing da Tavex para América do Sul, o mercado brasileiro sofreu com os estoques intermediários carregados desde 2011. Nesse aspecto, ela avalia que 2013 será melhor, porque os estoques intermediários acabaram, levando as confecções e marcas a retomarem as compras para manter a produção.

As novidades da estação
Enxuta, com apenas nove produtos, a nova coleção, anunciada na terça-feira, 11, na capital paulista, com o evento Bureax Tavex, reflete o novo posicionamento da empresa. “Focamos nos produtos intermediários, em termos de preço”, explica Maria José. Foram lançados para o verão 2014 seis tecidos da linha denim (Acquaview, Breeze, Contact, Jessy, Royal, Split e Vicky), todos com tingimento azul e composição com 98% de algodão e 2% de elastano, o que varia é a intensidade do power de cada, o tipo de acabamento e construção. Completam a coleção, dois lançamentos da linha Flats Collections (Spectra e White Denim Trendy).

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Acquaview: o novo denim produzido dentro do conceito eco amigável Acquasave. É um novo tom de azul, mais escuro que os que foram lançados, com a vantagem de permitir chegar a resultados de lavanderia em tempo mais curto quando comparado a um denim com as mesmas características e com produção tradicional, ressalta Lilian Kurosaki, gerente de mercado de denim da Tavex. Como o mais pesado da nova coleção, o Acquaview tem peso de 9,7oz e elastano com power entre 20% e 23%.

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White Denim Trendy: outro produto da família Acquasave e o único em 100% algodão. Essa sarja é uma versão mais leve, em 8,8oz, do White Denim lançado para o inverno com 12oz. Foi desenvolvido para a confecção de calças femininas e shorts, mantendo o conceito de casquinhas e piolhos aparentes.



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Spectra: segundo lançamento da linha Flat, com 9,1oz de peso. É produzido com acabamento perolado, que dá brilho suave à superfície. Segundo Mauricio Vasques, gerente de marketing de mercado Flat da empresa, foi pensado para ser usado em PT mesmo. Outra possibilidade é explorar as cores em lavanderia porque, mesmo tinto, o tecido mantém o brilho perolado. Requer cuidado na aplicação de efeitos de lavanderia, para não retirar o brilho da superfície. O Spectra tem 98% algodão e 3% de elastano com 19% de power.

Calça feminina feita com o Spectra, com estampa floral na parte debaixo. O tecido foi estampado antes de fazer a peça.

Jaqueta produzida em uma das tonalidades propostas pela Tavex para o Spectra com tingimento em lavanderia.

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Breeze: denim de azul bem escuro, raclado em outra cor, para permitir variação intensa em lavanderia, explica Lilian. Tecido de peso 8,3oz, tem power entre 23% e 26%.

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Jessy: tecido de alta cobertura, outra opção de denim em azul profundo, “mas que lava fácil, permitindo explorar o contraste de costuras bem rapidamente”, salienta a gerente da área. De peso 8,4oz, mantém o mesmo power do Breeze (de 23 a 26%).

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Royal: com tingimento puro índigo e nuance em avermelhado, o novo denim tem peso de 8,3oz e efeitos bem discretos de trama. Apresenta stretch acentuado de de 27% a 30%.

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Vicky: enquadrado como um superstretch, esse denim tem power entre 28% e 31%, tingimento azul, com efeitos bem suaves de flamê.

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Contact: é um dos mais pesados – 9,4oz – e está enquadrado na linha Ultra Stretch por apresentar power entre 32 e 35%. Lilian explica que foi desenvolvido para atender demanda de regiões brasileiras que pediam tecidos bem elastizados, porém, bastante encorpados.

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Split: com 8,1oz e 26 a 29% de power, esse denim é considerado o coringa da coleção por permitir muitas variações em lavanderia.

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Coloridos dupla face: acompanhando a onda do avesso em cor contrastante, a Tavex deu nova abordagem ao Ibiza Versus, sarja lançada para o inverno 2013, cuja tecnologia de produção permite tingir o tecidos em duas cores diferentes no mesmo banho.

fotos: GBLjeans e divulgação