Conforme a empresa já antecipara, a V.2 é composta de tecidos produzidos com fibras recicladas e dois deles com tingimento de base vegetal.

A Vicunha lança a coleção V.2 do ano contendo oito artigos, para os quais o fabricante buscou inovação de matéria-prima e processos sob o apelo da sustentabilidade. Todos incorporam fibras recicladas na produção – algodão, liocel (Refibra), poliéster (Ecorama) e elastano (EcoMade). Duas das novas bases
empregam ainda tingimento EarthColors, da Archroma, de corantes de base vegetal. Três tecidos são da linha de denim e os outros cinco reforçam a linha de denim colour.Os novos artigos têm peso a partir de 9,2oz. O mais pesado é o denim Zatar, com 11,4oz, na composição de 94% algodão, 4% elastomultiéster (T400) e 2% elastano de 40% de estiramento. O tingimento Maxi Blue apresenta tonalidade intensa de puro índigo.
O Zat Black Black é outro denim, que tem peso de 10,6oz, produzido em 100% algodão, com parte das fibras produzidas a partir de resíduos recuperados da própria fábrica. A diagonal é marcada, destaca Chico Gonzalez, coordenador de moda da Vicunha. O tingimento é black overdyed black. De acordo com Fábio Félix, coordenador de lavanderia da empresa, o tingimento é uma inovação já incorporada em denim black da coleção V.1 lançada em agosto. “Não puxa para o vermelho, dá contraste branco”, afirma.
O Taiga completa as novidades em denim da coleção. Tem peso de 9,4oz e composição que combina 78% algodão, 20% liocel e 2% elastano de 42% de power. Tingimento Double Denim (puro índigo)
TINGIMENTO VEGETAL
Com a coleção V.2, a Vicunha usa com exclusividade no Brasil os corantes EarthColors, da Archroma. São compostos químicos sulfurosos, sintetizados a partir de sobras agrícolas, como folhas da palmeira do palmito, cascas de nozes, ervas, como alecrim, e frutos. O fabricante incluiu os corantes biossintéticos em duas bases de denim colour. Saem de fábrica em três tons escuros, de azul, verde e marrom, cujo tipo de tingimento aceita processamento em lavanderia.
O Pantanal é um denim colorido de 9,4oz, com 98% de algodão e 2% de elastano com estiramento de conforto (28%). O Amazônia tem trama branca e peso de 9,5oz. Na composição leva 79% de algodão, 19% de liocel e 2% de elastano com 44% de power.
VISUAL BULL DENIM
Os outros três artigos da linha de coloridos que a Vicunha lança na coleção V.2 incluem dois em 100% algodão. O Renzo de 11,9oz, que preserva as casquinhas de algodão na superfície, que dispensa efeitos de lavanderia. “Valoriza o aspecto natural, de bull denim”, destaca Gonzalez.
Também rígido, o Astra tem peso de 11,4oz e é um PT. No tingimento em lavanderia permite uso de corantes reativos, diretos ou cationizados, diz Felix.
De trama preta e 9,2oz de peso, o Eco Forest combina metade em algodão e metade em multifibras (24% poliéster, 22% liocel e 4% elastano de 48% de power). O tecido tem opção de sair de fábrica em quatro cores desbotáveis: marinho, preto, verde e castanho.
4 TRENDS DE IDENTIDADE ECO
Conforme a coolhunter Lorena Botti antecipara em sua apresentação na semana de abertura da Denim City São Paulo, em outubro, a Vicunha lança a V.2 com desenvolvimento orientado por quatro tendências voltadas à moda sustentável: Eco Extremo; Plant Based; Resíduos Positivos; e -É+.
Os novos produtos saem identificados com tags e selos, que atestam as iniciativas de produção limpa.