O artista plástico e a estilista doaram desenhos que vão estampar camisetas a serem vendidas com renda destinada a programas de proteção ambiental
O artista plástico Gustavo Rosa e a estilista Clo Orozco criaram e doaram desenhos que vão estampar camisetas a serem vendidas com parte da renda sendo destinada ao projeto Onçafari e ao SOS Mata Atlântica. Ainda na colaboração do projeto estão os paulistanos Mario Haberfeld, ex-piloto e campeão de F3 que decidiu se dedicar a ajudar na adaptação de felinos dentro do Refúgio Ecológico Caiman, e Roberto Klabin, dono do Refúgio Ecológico Caiman e do SOS Pantanal.
O projeto Onçafari tem como objetivo fazer com que os brasileiros possam conhecer mais sobre o ecossistema do país e também sobre o ambiente selvagem no qual felinos como a onça pintada habitam.
Com sede no Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal, o projeto visa treinar os felinos à presença de veículos que circularão com turistas pelo local, adaptando técnicas de habituação de animais selvagens utilizadas na África do Sul, que será realizado com o Onça Pintada.
Em nota, a organização do projeto garante que os animais continuarão 100% selvagens e que não utilizarão processos de domesticação ou atitudes que desequilibrem o habitat onde vivem. A ideia é que os animais não enxerguem os veículos como uma ameaça.
O projeto será oficialmente lançado em agosto e vai integrar as atividades do Refúgio Ecológico Caiman, antiga Estância Caiman, que tem um total de 53 mil hectares e existe desde 1985. O REC reúne ainda uma pousada, a estância e o Programa de Preservação da Natureza.
fotos: divulgação