Mesmo com preços em baixa, a queda em moda foi menor que a registrada para o mês nos últimos cinco anos, conforme dados do IBGE.

As liquidações de janeiro pressionaram e a inflação de roupas esfria em janeiro. Conforme a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), os preços de roupas caíram apenas
0,07% em janeiro sobre o acelerado dezembro. A queda foi menor que a registrada para o mês nos últimos cinco anos. Vestuário teve, assim, comportamento semelhante à Moda, cesta que ainda inclui calçados e acessórios; joias e bijuterias; tecidos e artigos de armarinho.A inflação de moda também recuou 0,07% sobre dezembro. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro do segmento foi contido pelo recuo nos preços das roupas femininas (-0,32%) e infantis (-0,07%). Já as roupas masculinas subiram 0,24% em relação ao mês anterior.
Em janeiro, ficaram mais baratos calçados e acessórios (-0,40%). Mas a alta do dólar continua a refletir em joias e bijuterias, com inflação de 1,35% no mês. Joias ficaram 2,49% mais caras, enquanto os preços das bijuterias caíram 0,53%.
Tecidos e armarinhos subiram 0,62%, sendo que os tecidos vendidos no varejo tiveram aumento de 0,31%.
PREÇOS DE MODA NAS CAPITAIS
Em cinco das 16 cidades que são destaque da pesquisa que mede a inflação oficial brasileira os preços de moda aumentaram, incluindo a capital paulista. Nas demais regiões metropolitanas em destaque, a inflação de roupas esfria em janeiro.
Em São Paulo o aumento de roupas no mês, de 0,81%, foi superior ao de moda (0,43%).
Curitiba registrou a maior inflação de roupas entre as capitais (1,04%) contra 0,34% em moda.
Confira mais detalhes sobre as cidades navegando pelos gráficos interativos abaixo, criados com exclusividade pelo GBLjeans.
INFLAÇÃO BRASILEIRA DE JANEIRO
O IPCA nacional medido pelo IBGE anotou aumento de 0,25%, puxado por alimentação e bebidas (1,02%) e contido por Habitação (-1,07%), devido à redução dos preços de energia elétrica e das passagens aéreas.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Para mais detalhes e análise, confira os gráficos que mostram a variação mensal da inflação brasileira, comparada ao desempenho de artigos de moda e roupas.
Acompanhe a variação dos preços de roupas masculinas, femininas e infantis em 16 capitais.