Têxteis que forem para a zona leste terão incentivos

São Paulo anuncia que concederá benefícios fiscais a empresas que se instalarem no entorno do Itaquerão, estádio do Corinthians na capital paulista

Em evento que discutiu meios de fomentar o desenvolvimento da zona leste da cidade de São Paulo, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, anunciaram que estudam benefícios específicos para essa área. O objetivo é atrair prioritariamente empresas de mão-de-obra intensiva, como a têxtil e de confecção, para o entorno do Itaquerão, o estádio de futebol que o clube paulista Corinthians está construindo no bairro de Itaquera.

Os incentivos da prefeitura serão concedidos na forma de renúncia fiscal, que poderia alcançar R$ 50 milhões em 2012, explicou Kassab. Para ser beneficiada, a empresa deverá entregar um projeto, que será submetido à análise técnica. Se aprovado, a empresa terá redução de 50% a 60% sobre o valor do IPTU e de 60% sobre o ISS devido. O período de duração desses benefícios ainda não foi especificado.

Pelo lado do governo estadual, Alckmin acenou com a redução de ICMS para empresas que se instalarem na região, e que demandem muita mão-de-obra, sem informar detalhes. Luciano Almeida, presidente da agência Investe São Paulo, citou ainda a linha de financiamento direcionada a empresas com esse perfil, que será subvencionada por meio da Nossa Caixa Desenvolvimento com recursos obtidos com a reabertura de dois fundos, o
Fundo Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Social (Fides) e do Fundo Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Fidec).

foto: divulgação