Brandz 2024: marcas globais mais valiosas

Brandz 2024: 100 marcas globais mais valiosas

Lululemon estreia entre as 100 marcas de maior valor do ranking elaborado pela Kantar.

Brandz 2024: 100 marcas globais mais valiosas

O ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable de 2024 inclui pela primeira vez a canadense Lululemon, a terceira marca de vestuário mais valiosa do mundo. Até o ano passado, a Lululemon constava entre o top 10 da categoria Apparel do ranking elaborado há quase duas décadas pela Kantar. Com valorização de quase 25%, a marca canadense avança e chega a 92ª posição, avaliada em US$20,6 bilhões.

Apenas outras duas marcas de vestuário constam do BrandZ Global Top 100 Most Valuable. A mais valiosa da categoria Apparel continua sendo a Nike, a despeito da queda de valor de 4,3% sobre o ano anterior. Ocupa a 27ª posição, com valor de marca de US$71,6 bilhões.

Em seguida, continua a Zara avaliada em US$27,1 bilhões, valorização de 47%, um dos recordes do ranking Brandz em 2024. Avança da 92ª posição em 2023 para o 70º lugar em 2024 no ranking geral.

AS 10 MAIS VALIOSAS EM VESTUÁRIO

Depois de Nike, Zara e Lululemon, o ranking da categoria Apparel mostra mudanças importantes. Alardeada como a newcomer mais valiosa do mundo em 2023, a Shein perde valor de marca. Cai 34% para US$16 bilhões, sai do top 100 e fica em 5º lugar no ranking da categoria em 2024. Foi a marca de vestuário que mais perdeu valor.

Já a alemã Adidas ganhou valor. Alta de 35%, para US$16,1 bilhões, garante o 4º lugar na categoria Apparel do ranking da Kantar.

Em 6º lugar figura a japonesa Uniqlo, avaliada em US$15,1 bilhões, aumento de valor de quase 25%.

Bem atrás, em seguida, aparecem a sueca H&M, com valor de US$5,9 bilhões (alta de 35%); a alemã Puma, com valor de US$3 bilhões (alta de cerca de 2%); a chinesa Anta, com valor de US$2,8 bilhões (baixa de 9%); e a Pull&Bear, outra marca do grupo espanhol Inditex, assim como a Zara, com valor de US$2 bilhões, que chega ao top 10 da categoria pela primeira vez.

Veja o gráfico abaixo com mais dados do TOP 10 de vestuário.

GLOBAL TOP 100 MOST VALUABLE

Um dos 13 ramos analisados pela Kantar para compor o ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable, Apparel representa 1% do valor atribuído. Juntas as 10 marcas da categoria somam US$180,4 bilhões, aumento de 5% em relação ao ano passado.

De modo geral, as 100 marcas mais valiosas do mundo totalizam valor de US$8,3 trilhões, aumento de 20% sobre o fraco ano anterior.

Mantendo a posição de número 1 do ranking pelo terceiro ano consecutivo, a Apple assinala um marco histórico, tornando-se a primeira marca de US$1 trilhão do mundo, de acordo com a Kantar. Como no rankingo anterior é seguida por Google (US$753 bilhões) e Microsoft (US$712 bilhões).

foto: divulgação (Lululemon)