Ponto de venda da operadora de telecom reúne mais de 40 tecnologias que transformam a forma do varejo gerenciar as vendas e personalizar o relacionamento com o consumidor.
A British Telecom (BT), empresa de serviços que opera em 170 países, abriu uma loja-conceito em Milão, na Itália, para demonstrar novas tecnologias de varejo que estão transformando a experiência de compra em pontos de venda físicos. Concebida como uma loja real, recebeu a marca fictícia Alexander Black, e reúne mais de 40 tecnologias que permitem ao varejista mais informações sobre o perfil de compra dos clientes, acesso rápido aos produtos e faturamento de forma personalizada, diferenciando-se dos pontos de venda tradicionais. A Alexander Black de Milão é a segunda inaugurada no mundo após a abertura de uma experiência similar em Nova York há seis meses.
A loja mostra como a compra na loja física se integrada às plataformas online e aos serviços móveis de atendimento criando uma operação que se comunica com diversos canais. A loja conceito aprimora as operações de omnichannel, ou canal único, permitindo aos vendedores a visibilidade do estoque dentro da cadeia global de fornecimento. A equipe da loja tem acesso rápido às informações sobre produtos e clientes. Conta com sistemas para checar a autenticidade dos produtos e identificar bens falsificados, além de soluções de segurança, como videovigilância, sistemas antirroubo e gerenciamento do fluxo de caixa.
De acordo com a BT, as lojas tradicionais hoje estão sendo desafiadas pelas mudanças geradas pelo crescimento das compras online. O varejo tradicional tem adotado novas tecnologias para mesclar os mundos físico e digital, independentemente de como os clientes fazem suas compras. A loja Alexander Black tem tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification), NFC (Near Field Communication), BLE (Bluetooth Low Energy) e rede wi-fi, displays interativos e telões digitais registrando o histórico individual de compras e perfil geral dos visitantes da loja. A Alexander Black está localizada no Customer Innovation Showcase da BT em Milão, similar a outros 18 centros no mundo voltados para apresentações interativas de suas últimas soluções.