Começa na próxima terça-feira, 1º de dezembro, mostra que aborda a história do jeans, organizada pelo Museum at FIT.
O boom do denim nas passarelas de 2014 e 2015 estimulou o Museum at FIT, o museu da cidade de Nova York dedicado à moda, a organizar uma exposição que traça a história do jeans, com peças do século 19 até modelos de coleções recentes. A Denim: Fashion’s Frontier começa na próxima terça-feira, 1º de dezembro e prossegue até 7 de maio de 2016.
A mostra será montada em ordem cronológica. Do museu, que é parte do Fashion Institute of Technology (FIT), serão exibidas em torno de 70 peças que fazem parte do acervo permanente, algumas das quais nunca foram levada a público. A idéia é traçar a evolução do jeans, desde o denim usado como tecido de roupas de trabalho até seu emprego como insumo de roupas de luxo e alta costura. Reunirá peças, como a inevitável calça Levi’s 501; uniformes de 1830; um modelo de jaqueta feminina, que data do final do século 19; e vai passando pelas décadas.
A curadoria resgatou inclusive documentos em torno do Council Denim, criado em 1955 pelos fabricantes de tecido e confecções, para discutir formas de combater o estereótipo que associava o jeans à delinqüência juvenil. Segundo o museu, a exposição também tratará da fase em que o denim começou a ser tratado com processos de lavanderia e quando cruzou as fronteiras dos Estados Unidos para a Europa e o Japão.