Opinião: Marcas em destaque na Bread & Butter Barcelona

Consultora seleciona algumas grifes que apresentaram as coleções de verão 2009 no evento

Mais uma vez é impossível resistir a tantas informações e muita criatividade que algumas marcas nos oferecem, surpreendendo o mundo inteiro com tanta inovação, despertando o desejo de criar mais e mais, trazendo movimento, muita bossa, detalhes e muita brasilidade!

 

Haja pesquisa e determinação para alcançar os resultados gratificantes nesta edição de julho de 2008 da Bread & Butter Barcelona! Digo isso com convicção e, também, para falar um pouco do nosso denim brasileiro, que é tão pioneiro na criatividade e no equilíbrio, quanto para continuar fazendo parte de um mercado altamente concorrido, competitivo em todos os ângulos e formas.

 

O nosso Brasil não deixa nada a desejar em relação à criatividade, ao desafio das formas, lavagens e apresentação do produto. Somos talentosos, e muito. Mas é sempre bom poder checar o trabalho que o mundo nos oferece. É apenas solidez das imagens e das marcas, principalmente para limiar o desenvolvimento e a rota a ser seguida.

 

Moda pode ser um veículo de mudança. Moda é um artefato da cultura. Numa feira como a B&BB, oportunidade única a cada estação, o prioritário é explorar o ilimitado do conhecimento humano. Moda é um espetáculo de sensações! Não vamos esquecer que fazemos parte atualmente de um mundo tão frenético, tão alucinado, tão repleto de vulnerabilidade que a Moda, através das roupas, acaba e passa. Tudo passa! Mas a função da roupa é extremamente importante.

 

O efêmero do vestir-se se tornou marca de manifesto! Para nós criadores de moda, fica claro que é impossível trabalhar sem ter a consciência do que se faz, do que se cria. Ressaltamos, porém, a necessidade de trabalhar a alma, inseridos nessa viagem, sem pestanejar, envoltos de verdade. A moda tem toda essa relação com as pessoas, esse poder transformador e exerce um papel extremamente importante para a afirmação do indivíduo. A priorização dos aspectos assimétricos presentes até nos acabamentos é marcante.

 

A seguir alguma das marcas que expuseram na edição da Bread & Butter Barcelona, realizada de 1 a 4 de julho

 

EDWIN

Marca fundada no Japão, em 1974, por K.K. Tsunemi, hoje, é controlada por uma empresa suíça, a Edwin Europe. O foco para a coleção de verão 2009 está nas lavagens, mostrando mais uma vez que tem muita identidade. Peças extremamente bem construídas, sempre os básicos, mas com pinceladas de muita bossa e informação de programação visual, tags, tecidos, lavagens e acabamentos.

 

Destaque para a linha Limited Edition, em algodão orgânico, os tags em diferentes formatos e cores, e muita criatividade. Uma nova fábrica de tecido desenvolveu o algodão orgânico, de 14 OZ, com aspecto verde selvagem. Também há a versão em tecido stretch selvagem para jeans feminino.

 

 

G-Star Raw

Hoje, a identidade da marca pode ser encontrada na autêntica riqueza de detalhes funcionais. A cada estação, o segmento jeanswear é a base para toda a coleção, com temas sazonais e pequenas coleções que são inseridas de acordo com a demanda do mercado internacional. A marca nada mais é que extremamente forte, com muita identidade e muito diferente das demais.