Cobra D’Água expande canal próprio e multimarcas

Marca de roupas esportivas do Espírito Santo estima que faturamento com linha jeanswear represente 10% até 2016 por conta dos planos de expansão da empresa.

A Cobra D’Água, marca de moda jovem masculina, está presente em 12 mil pontos de venda e planeja ampliar o canal de lojas próprias e multimarcas principalmente nas cidades do interior. “Trabalhamos para expandir operações no pequeno varejo com a meta de alcançar 2,5 mil municípios até 2016”, afirma o presidente, Lucas Izoton. A empresa produz moda masculina em sua fábrica em Vila Velha, no Espírito Santo, enquanto as linhas feminina e de acessórios – incluindo cadernos, mochilas, carteiras, calçados e cintos – são licenciadas para outros fabricantes.

Criada em 1988, a Cobra d’Água, tem foco em moda jovem esportiva com o desenvolvimento de cinco coleções por ano, sendo que três delas incluem jeans. “Entre as coleções lançamos vários reforços, principalmente na linha de camisetas”, explica Izoton. Hoje o jeans está em 6% a 8% do mix de peças e 6% do faturamento, e a meta é que represente 10% até 2016. “Estamos vendo a migração das bermudas de microfibra para denim e sarja no gosto do jovem e ampliando essa linha de produtos”, diz Izoton. A inspiração da marca é o mar e a natureza, sem ter como foco o surfwear.

Com 60 representantes que atendem todo o Brasil, a estratégia para aumentar as vendas é também reforçar o canal com lojas próprias e corners em multimarcas. Em parceria com lojistas já clientes, a marca lançou o projeto Cobra D’agua Multi Store. O formato, mais flexível do que as franquias tradicionais, pode ser feito em lojas já existentes. Para participar, os parceiros precisam ter o mix composto por 60% de produtos da marca. A empresa atua como consultoria do empreendedor, com orientações técnicas sobre melhorias operacionais, marketing, finanças, mix de produtos e treinamento de equipes. Hoje são três lojas nessa modalidade e a previsão é a abertura de 12 pontos de venda nesse formato no segundo semestre e mais 12 em 2016. Izoton também projeta a abertura de 60 corners em multimarcas até o final do ano.

A produção mensal da Cobra D’Água alcança 130 mil peças por mês. “O período é de cautela para os fabricantes. Estamos vendo no país uma queda acentuada no consumo de moda nas classes B e C e avaliamos que manter o que conquistamos já é uma vitória nesse clima econômico adverso”, afirma Izoton. De acordo com o executivo, para esse objetivo a empresa trabalha para ampliar a distribuição das atuais 1,8 mil cidades para 2,5 mil, e fidelizar os clientes por meio de parcerias.

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