A experiência começou pelo Rio Grande do Sul e com os bons resultados, a empresa planeja anunciar o novo canal até o final do mês como parte de seu processo de expansão
Nas próximas semanas, a Damyller deverá oficializar o início das vendas através de multimarcas. Até agora, a marca de Santa Catarina, que está há 33 anos no mercado, vinha atuando com sua própria rede de lojas de varejo. Atualmente, são 98 lojas, com previsão de abrir outras nove até o final de 2012. O cronograma de inauguração permanece, mas a empresa decidiu incluir o canal de atacado, após analisar os resultados do projeto-piloto, iniciado no ano passado.
Desde novembro, a empresa experimenta a venda para lojistas abastecidos a partir da loja virtual. São 20 multimarcas localizadas no Rio Grande do Sul. Porém, o pontapé inicial para o formato ganhar força será através da divulgação que a marca fará aos lojistas que se cadastram no site da empresa. O anúncio está previsto para as próximas semanas. As vendas do novo formato serão feitas através de pronta-entrega virtual que, até o momento, tinha acesso restrito às multimarcas que participaram do teste. “Não atenderemos pedidos. As multimarcas comprarão aquilo que temos em estoque”, esclarece Damylla Damiani, consultora de moda da Damyller.
“Tudo está sendo feito devagar”, revela Damylla, explicando que o ritmo de produção terá aumento gradativo, contando com a nova fábrica que deve iniciar as operações ainda neste semestre (leia mais). Para a empresa, o principal objetivo com o investimento é aumentar o número de municípios nos quais a marca está presente, e reforçar a participação em cidades, como São Paulo, em que mantém apenas uma loja.
Na expansão de lojas próprias de varejo, a empresa inaugurou, no último sábado, 03, a 98ª loja, em Ponta Grossa (PR). Em 2012, a marca garante, pelo menos, mais oito unidades: três a serem inauguradas no primeiro semestre, e outras cinco no segundo. Entre as próximas sedes de inauguração, estão as cidades de Vila Velha (ES), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG).
Das 98 lojas em funcionamento atualmente, cerca de 45 são lojas de rua. Segundo Damylla, essas unidades são mais antigas, mas continuam trazendo bons resultados à empresa. “Onde o comércio de rua funciona, nós ainda investimos em lojas desse tipo”, garante. A última loja de rua inaugurada foi na cidade de Marília, em São Paulo, no ano passado.
Segundo ela, a Damyller está presente em todos os estados brasileiros, exceto o Piauí. A empresa garante que o nordeste é um dos principais pontos de venda, seguido de Brasília e Minas Gerais. Atualmente, a empresa conta com cerca de dois mil funcionários diretos.
Ritmo de lançamentos
A consultora de moda revela que a Damyller lança coleções semestrais, mas abastece suas lojas semanalmente com cerca de 30 a 40 novos itens. Segundo a executiva, o desenvolvimento dos produtos semanais é reflexo dos itens mais vendidos ou solicitados pelos clientes. “Como nós trabalhamos diretamente com o consumidor, nós conseguimos ter um retorno rápido de aceitação ou de sugestões”, explica Damylla.
“Geralmente, nós conseguimos mandar todos os modelos para todas as unidades. Mas aumentamos a quantidade em pontos que vendem mais o tipo da peça”, esclarece Damylla. Ela ressalta que entre os itens de maior sucesso estão as calças jeans skinnies e as de modelagem reta, que costumam ganhar novos modelos constantemente.
fotos: divulgação