Com produção própria, confecção gaúcha consegue aumentar volume concentrando as vendas nas multimarcas do próprio estado
Preocupada com a grande concorrência do sudeste e dispondo de mercado restrito, mas bem mapeado, a confecção de jeans feminino Morango Moreno tem se dedicado nos últimos anos ao crescimento regional no Rio Grande do Sul. Do ano passado para o atual, a produção, própria e toda voltada ao jeans, aumentou em 20%, passando de 5 mil para 6 mil em média por mês, mas mantendo o número de multimarcas atendidas em torno de cem lojas.
A confecção atende somente o público feminino, desde sua fundação em 1997 pelo empresário Geraldo Chiele. Ele conta que, devido à pequena produção não valeria a pena se arriscar em mercados mais distantes e concorridos, sobretudo São Paulo.
O modelo de negócios adotado está voltado a um grupo reduzido de cidades da mesma região, atendido por meio de um representante e duas lojas de pronta-entrega, localizadas em Farroupilha (RS), onde também fica a fábrica. “Neste ano, o plano é continuar com as duas lojas e aumentar a produção para 7 mil peças por mês”, diz Chiele, o que daria aumento de 16%. O crescimento da produção será acompanhado por mais investimentos locais em ações de divulgação da marca, que devem superar em 30% os do ano anterior, num total de R$ 30 mil, aplicados principalmente em outdoors e anúncios em revistas. A empresa não faz private label (PL) e o único serviço externo é o de lavanderia.
A marca não trabalha coleções por estação. Os lançamentos são semanais, em média dois, explica o empresário. Ele diz que as novidades das últimas semanas, voltadas ao inverno, tiveram aumento em torno de 20% no preço final em relação à mesma época do ano passado, por conta das variações no custo do algodão. Em relação às características das peças, Chiele diz que as mulheres gaúchas dão preferência aos cortes retos, mas que, aos poucos, os modelos mais apertados estão ganhando espaço. A coleção atual inclui, ainda, modelo saruel (foto), bastante skinny, shorts e casacos.
fotos: divulgação