Nova edição do Anuário GBLjeans

O guia das lavanderias de jeans do Brasil de 2009 mostra o cenário pós-crise do setor

O Anuário GBLjeans 2009 analisa o comportamento do mercado de lavanderias beneficiadoras de jeans após a crise que afetou a economia mundial. Receosos quanto à extensão do movimento recessivo sobre o mercado interno, grande parte das empresas do setor de vestuário passou a produzir sob demanda, decisão que causou incertezas no ramo de beneficiamento e brecou planos de investimento. A partir do final de maio de 2009, com a queda de temperatura no Brasil e os sinais do fim da turbulência econômica no mundo, o mercado retoma aos poucos o ritmo normal.

 

Essa análise junto com a avaliação dos efeitos desse cenário sobre o volume de produção das lavanderias de jeans brasileiras constam da reportagem de capa da quinta edição do Anuário, baseada no levantamento feito pela equipe do GBLjeans. O estudo mostra, ainda, o aumento dos investimentos na compra de maquinário para produção, como laser, fornos, bigode 3D e ozônio.

 

Direcionado às empresas da cadeia de produção do jeans, o Anuário GBLjeans na edição atual reúne 204 lavanderias prestadoras de serviços de beneficiamento para terceiros, indicando os trabalhos oferecidos por cada uma delas por meio de ícones coloridos. A publicação conta, ainda, com a lista dos principais fornecedores da indústria têxtil e da indústria química.