Com três marcas exclusivas de jeans, o grupo planeja manter parte da fabricação própria e aumentar o número de parceiros industriais para terceirização.
O grupo Ontexa, responsável pelas marcas Via Public (para mulheres de 28 a 45 anos), Cokilage (para homens) e Code Play (para meninas de 16 aos 28 anos) pretende aumentar em 50% a produção, a partir deste ano, mantendo parte da fabricação própria e a outra terceirizada, com lavanderia. “Nossa fábrica tem capacidade para suportar parte do aumento da produção e vamos procurar também novos parceiros para a terceirização”, explica Sara Matos, gerente de vendas da empresa paulista.
Outra expectativa para 2013 é atingir o total de 12 representantes para vender as três marcas (por enquanto, são seis) e estender a venda para a região sul. Atualmente, os representantes chegam às regiões sudeste, norte e nordeste, em aproximadamente 10 mil multimarcas. Ao dobrar a quantidade de representantes, o grupo pretende aumentar em 20% a carteira de clientes e a venda mensal, diz Sara. Outro canal de comercialização é a loja de atacado que a empresa mantém no bairro do Brás, em São Paulo (SP), que receberá as coleções do verão 2014 das três marcas no final de junho.
Lançamentos das marcas
Focada nas tendências étnicas e nos listrados, a Via Public desenvolveu para a estação calças cigarrete e de corte reto; shorts meia coxa; bermudas; e saias-secretária (na altura do joelho). As lavagens mantiveram os tons médios com efeitos de estonados leves, apenas amaciados, aplicação de bigode 3D, corrosão leve e lixado. As peças receberam aplicações de pedraria colorida, tachas douradas e bordados nos bolsos. A coleção contou com a sarja apenas colorida, nas cores azul bic, amarelo, laranja e vermelho. A marca mantém também uma linha comercial, com calças de corte reto e lavagens básicas; e a linha plus size, com grade do 46 ao 56, que segue as mesmas tendências que a linha comum.
Marca masculina do grupo Ontexa, a Cokilage não mudou em relação à coleção passada, por atender um público mais conservador, explica Joice Moreira, estilista da marca. As calças de corte reto receberam lavagens variadas com eventuais aplicação de bigode 3D, puídos leves, fast pin e used. As bermudas, por enquanto, são somente em sarja em cores a serem definidas.
Há oito anos no mercado, a Code Play lança coleção com shorts curtos, minissaias e calças skinny, de lavagens agressivas, efeitos de destroyer, rasgado, tie-dye, rasgados, corrosão e lixados. Tachas, spikes, metais nos tons rosê, dourado e niquelado foram aplicados nas peças. A sarja colorida apresentou as mesmas cores que a da Via Public, com algumas opções também em foil dourado. A sarja estampada destacou-se na coleção de verão, com motivos florais e arabescos. Para todas as marcas, o grupo trabalhou com o forro dos bolsos estampados: floral e poá para as mulheres; xadrez e listrado para os homens.