Stone Washed investe na construção de laboratório

Nova área da lavanderia catarinense ficará dedicada ao desenvolvimento de cores para tingimento e criação de peças piloto

Depois de diversificar as atividades passando a atender o ramo da malharia, a lavanderia catarinense Stone Washed inicia a construção de um laboratório para o desenvolvimento de novas cores e peças piloto. As obras, iniciadas há um mês, têm previsão de término em março de 2008 e investimento de R$ 50 mil na compra de maquinários para o setor.

“Quando começamos os trabalhos em malharia, que vão desde o tingimento até efeitos realizados de forma manual, perdemos parte do espaço dedicado ao jeans. Por isso, construímos uma área exclusiva para os trabalhos diferenciados”, conta Adriana Pasqualini, gerente administrativa da lavanderia. Inaugurada em agosto, a nova área ocupa 1,2 mil metros quadrados.

 

De acordo com Adriana, a entrada no ramo da malharia foi impulsionada devido ao grande aumento no volume de importação de produtos chineses, no Brasil, durante o último ano, situação que teve reflexos na região. “Vimos que precisávamos diversificar a área de atuação, nos aperfeiçoar e buscar novas alternativas, pois, os produtos importados chegavam em volume cada vez maior”, conta a gerente.

REAÇÃO À QUEDA DA DEMANDA

Para superar a queda na demanda dos trabalhos em jeans, além da malharia, a lavanderia buscou novos clientes. “Toda essa crise acabou servindo de alavanca para buscarmos aprimorar ainda mais nossos trabalhos. Com o passar do tempo, porém, as empresas que estavam comprando as importações chinesas viram que o produto não era de muita qualidade, perdiam muito tempo resolvendo a burocracia exigida para trazer a mercadoria, além de precisarm adquirir grandes quantidades. Por isso, diminuíram as importações e as coisas se normalizaram”, explica Adriana.

Hoje, a Stone Washed tem 10% da produção representada pelos trabalhos em malharia e os outros 90% estão dedicados ao jeans. Com capacidade para 100 mil beneficiamentos mensais, a lavanderia tem uma média de produção de 80 mil peças por mês. Dos beneficiamentos em jeans, 5% correspondem aos serviços de tingimento em tecidos PT (pronto para tingir) e, na área de diferenciados, de 3% a 5% dos trabalhos são terceirizados.

 

No mercado desde 1993, a lavanderia está localizada em Laurentino e conta com 72 funcionários. Entre as marcas para as quais presta serviços estão estão Monnari Jeans, Brix Jeans e Roll Star. Para o próximo ano, a Stone Washed prepara novos mostruários e anuncia um programa destinado a clientes vips, para os quais serão oferecidos benefícios como informações sobre novidades em jeans vindas do exterior, conta Adriana.

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