Iniciativa tem parceria com a aliança que reúne sete grandes fabricantes globais do setor.
O sistema Bluesign anunciou que terá disponível um índice de química sustentável, criado em parceria com a aliança SCTI (Sustainable Chemistry for the Textile Industry), entidade que reúne sete dos grandes fabricantes globais do setor. Conforme a organização, além de indicadores, a iniciativa vai elaborar um padrão de comunicação para fornecedores, fabricantes, marcas e ONGs envolvendo produtos químicos destinados aos setores têxtil e de couro.
“O índice de química sustentável será reservado para substâncias que oferecem transparência em vários indicadores adicionais, incluindo a viabilidade de circularidade do produto químico, emissões de gases de efeito estufa durante a produção e a origem das matérias-primas”, destaca o comunicado distribuído à imprensa. Também avaliará a economia de recursos propiciada nos processos de acabamento têxtil.
As empresas que atenderem ao índice de química sustentável entrarão para a lista Bluesign Approved, que exige demandas mais abrangentes do que a lista Bluesign Product.
Conforme a Bluesign, o sistema avaliará não apenas insumos e os produtos em si. A análise envolverá dados sobre as plantas de produção que deverão atender critérios em relação a desempenho ambiental, saúde e segurança ocupacional, além de gestão do produto.
O comunicado diz que o índice estabelecerá padrões de sustentabilidade, “protegendo a propriedade intelectual das empresas químicas participantes”.
Ainda de acordo com as entidades, a Bluesign implementará e gerenciará o índice de química sustentável como uma autoridade independente.
ALIANÇA QUÍMICA
A aliança SCTI foi criada em outubro de 2020. Tem como membros fundadores a Archroma, o CHT Group, a Huntsman, a Kyung-In Synthetic Corporation (Kisco), a Pulcra Chemicals, a Rudolf Group e a Tanatex Chemicals.
Foto: divulgação
A partir da esquerda. Sentados: Wolfgang Anton Schumann, presidente da SCTI e Kurt Schläpfer, chefe de gerenciamento de relacionamento com o cliente da Bluesign. Em pé: Kin Keong Chan, Peter Waeber, Dennis Dalton, Thomas Schäfer, Rohit Aggarwal, Benoit Moutault, Marcos Furrer, Simon Collinson, Sung Yong Cho, Marilyn Chua, Ümit Yaldiz.