Jeanologia fecha contrato com Vietnã

O fabricante espanhol de equipamentos para efeitos em peças prontas vai fornecer para a Phong Phu Corporation, uma empresa do grupo Vinatex.

Em contrato firmado no final do ano passado, a espanhola Jeanologia, que fabrica equipamentos para aplicação de efeitos em peças prontas, vai fornecer equipamentos de laser e ozônio para a nova planta piloto da PPJ (Phong Phu Corporation), uma empresa do grupo Vinatex, um dos maiores conglomerados têxteis do Vietnã. Segundo dados divulgados pelo fabricante espanhol, a PPJ planeja que 20% de sua produção de denim receba efeitos de marcação a laser até o final de 2015.

Atualmente, com os equipamentos já integrados à planta, a PPJ, que é uma empresa com atividades verticais (do tecido à lavanderia, passando pela confecção), é capaz de produzir 4 mil peças jeans por dia com laser e outras 5 mil por dia usam tecnologia de ozônio. Os investimentos em máquinas de efeitos para o jeans é parte de um projeto mais amplo de modernização da companhia vietnamita no bojo do plano diretor para reforma ampla do setor têxtil do governo vietnamita entre 2015 e 2020.

A PPJ vai utiliza tecnologias Jeanologia na fabricação de peças de grandes marcas como Abercrombie & Fitch, Lee , Replay , Esprit , Tom Tailor, BestSeller, Scotch & Soda e JC Penny , entre outros , e espera aumentar seu volume de negócios em 50% nos próximos dois anos, informa a Jeanologia. Como forma de destacar esses avanços, as duas empresas participam de forma conjunta da exposição Saigon Textile & Garment Industry Expo, que terá lugar na cidade de Ho Chi Minh, que termina neste domingo, 13 de abril.

No últimos anos, o Vietnã tornou-se um importante player no mercado têxtil mundial e representa o principal motor das exportações da economia do país, sendo que calças jeans e malhas são as duas maiores categorias de produtos fornecidos pelo Vietnã, destaca em comunicado ao mercado Enrique Silla, presidente da Jeanologia. Embora a China continue a deter a posição de liderança, o Vietnã vem ganhando participação até pelos movimentos de empresas chinesas que deslocam sua células de produção para o mercado vietnamita em busca de mão-de-obra com custo mais baixo.