Conectado a lavadoras, equipamento pode reutilizar a mesma água empregada no processo durante 60 dias, afirma a Jeanologia
Empenhada em viabilizar a produção limpa de jeans, a espanhola Jeanologia lançou mais um equipamento para sua linha destinada a lavanderias. O H2 Zero é um equipamento munido de sistema inteligente capaz de realizar localmente a reciclagem de água empregada em máquinas lavadoras. Ao GBLjeans o fabricante explica que o H2Zero pode ser conectado a quatro lavadoras para fazer acabamento do denim, podendo usar a mesma água por até 60 dias. A empresa requereu patente para essa tecnologia.
“O sistema ligado às máquinas de lavar recolhe a água suja e graças à combinação com o gerador de ozônio e o sistema inovador e pioneiro guills (ambos da Jeanologia) a água torna-se limpa, pronta a ser utilizada novamente”, garante a empresa. O novo equipamento foi projetado para reduzir o consumo de água, com descarga zero e sem tratamentos complexos para as águas residuais do processo de acabamento do jeans, sem desperdício, destaca o fabricante. O lançamento está sendo considerado um marco e um avanço para a forma de produzir jeans
Dados divulgados pela Jeanologia afirmam que a indústria de denim usa cerca de 350 milhões de m3 de água por ano e que acrescentar o uso do H2 Zero às tecnologias limpas já existentes para o acabamento do denim poderia levar a “uma economia de água de 315 milhões de m³ ao ano”. Ainda conforme o fabricante, a produção mundial atinge 6 bilhões de calças jeans por ano.
CARLYLE GROUP ADQUIRE 40% DO CAPITAL DA EMPRESA
Comemorando 25 anos de mercado em 2019, a Jeanologia desde meados de março conta com novo sócio investidor. Por meio da subsidiária Carlyle Europe Partners (CEP), o fundo de investimento dos Estados Unidos adquiriu a participação da MCH Private Equity na empresa espanhola. Dessa forma, o Carlyle Group passa a deter 40% do capital da Jeanologia e deverá financiar uma nova etapa de crescimento da empresa.