Metas anunciadas por TH e Wrangler

Metas anunciadas por TH e Wrangler

Ambas traçam panorama até 2030, com Tommy Hilfiger lançando o programa Make it Possible e a segunda visando conservação de água.

Duas marcas internacionais anunciaram suas metas socioambientais que visam conquistar até 2030. A Tommy Hilfiger lançou o programa Make it Possible. E a Wrangler estabeleceu nova meta: reduzir pela metade o uso de água até 2030. Pelas metas anunciadas, a Tommy Hilfiger estabeleceu 24 metas a partir de quatro pilares. O Circle Round prevê que os produtos desenvolvidos até o final da década sejam baseados no modelo circular e parte de um ciclo sustentável.

O pilar Made for Life vai considerar os limites planetários, em termos de uso do solo, disponibilidade de água doce e controle de poluição química. Os parâmetros balisarão desde daquilo que compra até o que vende, diz a empresa em comunicado à imprensa.

O Everyone Welcome tem a ver com moda cada vez mais inclusiva. Cita como exemplo nessa direção o lançamento da linha Adaptive. O Opportunity for All que promove a igualdades entre pessoas gêneros e etnias, incentiva o acesso de todos às oportunidades dentro da companhia.

O DENIM RENOVADO NA TH

Entre as metas anunciadas, a Tommy Hilfiger estipulou que, até 2025, metade da produção de denim da marca recorrerá a processos industriais com menor impacto nos acabamentos. E que metade dessas peças deverá ser confeccionada com tecidos que também causem menos impactos ambientais durante a produção.

O roteiro prevê que em cinco anos três dos principais produtos da marca – não diz quais – serão “completamente circulares, incluindo a rastreabilidade total das principais matérias-primas”.

Metas anunciadas por TH e Wrangler
Denim Center da Tommy Hilfiger

MENOS ÁGUA NA FABRICAÇÃO DO JEANS

Para atingir a meta de reduzir pela metade o uso de água até 2030, a Wrangler adotará iniciativas que abrangem as fases de produção de fibra, construção de tecido e acabamento de produto, permeando toda a cadeia de abastecimento do denim, enumerou a empresa em comunicado à imprensa. Em abril, a companhia já havia informado que superara a marca de 5,5 bilhões de litros de água economizados entre 2008 e 2020. Conforme a Wrangler, nesse período, foram poupados 7 bilhões de litros de água.

Como parte do processo para chegar nesse ponto, a empresa apoia a iniciativa Transformers Foundation, conduzida pelos organizadores da Kingpins. A ideia desse projeto é fazer um estudo para obter o balanço hídrico da indústria do denim, por fase de produção, em todo o mundo. “Este estudo visa fornecer benchmarks de média da indústria confiáveis, que serão oferecidos publicamente e utilizáveis por todos os agentes da indústria”, afirma o comunicado. Será com base nesses padrões que a Wrangler vai calcular a economia de água gerada pelas inovações tecnológicas até o final da década.

Metas anunciadas por TH e Wrangler
Estação de Tratamento de Wrangler