Youcom evolui na linha de jeans sustentável

Youcom evolui com nova cápsula de jeans sustentável

Em nova cápsula, marca combina na produção sobras de corte e peças descartadas.

Como parte das iniciativas de sustentabilidade da companhia, a Youcom evolui na linha de jeans sustentável. A marca jovem da Lojas Renner lançou mais uma cápsula, só que desta vez combinando no tecido duas fontes de origem diferentes de matéria-prima. De pré-consumo utiliza sobras de corte das confecções. E de pós-consumo recicla peças sem condições de uso deixadas pelos consumidores nas caixas de coleta instaladas nas 111 lojas físicas da varejista. De acordo com o relatório de sustentabilidade da companhia, foram arrecadadas pela marca 4.605, apenas de peças de jeans, ao longo de 2022.

“Em 2020, fomos pioneiros ao lançar a primeira calça jeans circular do Brasil, feita a partir da reciclagem pós-consumo, dando um novo destino a 900 quilos de peças jeans. No ano passado, desenvolvemos nossa primeira cápsula pré-consumo, com peças produzidas a partir de fibras recicladas de resíduos de corte da confecção. Agora, lançamos cápsulas de jeans pré e pós-consumo, reafirmando a consistência do nosso compromisso com a moda circular”, destacou Claudio Barone, diretor da Youcom, em comunicado à imprensa.

O jeans circular integra o Youcom Change, programa de identificação de moda responsável que agrega todas as ações de sustentabilidade da marca. Conforme a Youcom, à medida que evolui com a linha de jeans sustentável, a intenção é contribuir para a redução do desperdício têxtil e, ao mesmo tempo, ampliar a escala da reciclagem de roupas de algodão no Brasil.

Como as demais cápsulas, a nova conta com quatro peças para adultos, incluindo modelo sem gênero. Tem calça, macacão, shorts e bermuda.

Youcom evolui com nova cápsula de jeans sustentável

JEANS DA RENNER E ASHUA

A Lojas Renner acrescenta ainda que, “atualmente, 100% dos jeans desenvolvidos pelas marcas de vestuário da companhia – Renner, Ashua e Youcom – possuem algum atributo de sustentabilidade, como a utilização de algodão certificado e a economia de água”.

Conforme o relatório de sustentabilidade atual, em 2022 começou um novo ciclo com mais metas e compromissos a serem alcançados até 2030, nos pilares ambiental, com a rede de fornecedores e com os funcionários.

O campo ambiental acomoda as metas mais ambiciosas, entre as quais a redução das emissões de carbono associadas à atividade. Até 2030, em sete anos, a companhia tem a meta de reduzir em 46% as emissões de carbono, tendo por referência os dados de 2019, quando registrou 11.232,3 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente emitido, que inclui dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa).

A meta envolve os escopos 1 e 2. Em 2022, a Lojas Renner emitiu 5.333,7 tCO2e, redução de 52,5% sobre os dados de 2019 nesses dois níveis.

Para o escopo 3, que envolve os fornecedores de roupas e calçados, a meta até 2030 é a redução de 75% sobre o 1,47 kgCO2e por peça emitido em 2019.

fotos: divulgação