Associação dos lojistas firma parceria com GS1Brasil

Objetivo é unir forças para capacitar pequeno varejo com tecnologias de automação padronizadas mundialmente.

A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) firmou acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O termo foi assinado pelos respectivos presidentes durante a 55ª Convenção da CNDL, que terminou no domingo, 4 de setembro, na Bahia. As entidades uniram forças para capacitar lojas de roupas, calçados, supermercados e minimercados, com tecnologias de automação.

Com o programa chamado Projeto Automação do Varejo, as entidades visam estimular a automação de 500 empresas durante um ano. Considerando a logística de gerenciamento do programa, cada estado contemplado deverá apresentar um mínimo de dez empresas e um máximo de cem para participarem do projeto. A CNDL ficará responsável pela seleção das empresas em todas as regiões do país, uma vez que é a representante do segmento lojista.

Os padrões GS1 permitem o gerenciamento de cadeias de abastecimento em todo o mundo, padronizando a identificação dos produtos e permitindo uma linguagem única na comunicação, desde a produção ao abastecimento das gôndolas. Segundo as entidades, a atual parceria deverá beneficiar toda a cadeia de abastecimento, principalmente da micro, pequenas e médias empresas.