Avanços tecnológicos tocam o design

H&M cria jeans personalizado de sua marca Weekday e a Tommy Hilfiger adota protótipos feitos em 3D na coleção de outono 2020.

Marca do grupo varejista sueco H&M, a Weekday anunciou que vai implantar um piloto em loja do projeto de jeans on demand. Satisfeita com os testes realizados desde setembro com clientes, a empresa decidiu levar a experiência para o ponto de venda. “Provavelmente teremos mais estilos e outros recursos criados com base nas respostas dos clientes”, declarou em comunicado ao mercado Laura Coppen, chefe do centro de inovação da companhia.

A empresa testou a tecnologia com um grupo de cem clientes. A intenção foi obter informações antes de lançar em uma escala maior. Primeiro as pessoas tiveram suas medidas corporais escaneadas, e depois puderam selecionar entre opções de aviamentos, costuras e bolsos. As calças jeans foram confeccionadas como itens exclusivos por fornecedores da companhia. Segundo o grupo, desde a digitalização até a entrega do produto acabado o processo levou dez dias.

Os clientes retornaram para a prova e dar o feedback do que acharam sobre tamanho, ajuste, nível de conforto, se comprariam ou não e a que preço. De acordo com a H&M, o piloto esperava alcançar uma taxa de satisfação de 65%. E alcançou 80%.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Unspun, startup que venceu o Global Change Award Early Bird com um algoritmo para ajuste perfeito. O projeto para a Weekday levou 18 meses para ser criado.

CAMISAS SOCIAIS PROJETADAS EM 3D

A Tommy Hilfiger anunciou que sua sede de estilo em Amsterdã irá adotar a tecnologia 3D para projetar as coleções, de modo a substituir a produção de amostras tradicionais. A primeira cápsula projetada inteiramente em 3D será a de camisas sociais da coleção do outono de 2020. Com a meta de as coleções de roupas da primavera de 2022 serem criadas usando a plataforma de design 3D.

Para esse projeto, a Tommy Hilfiger fundou a startup Stitch, dedicada à digitalização das práticas de design da empresa. “O potencial do design 3D é ilimitado, permitindo-nos atender às necessidades dos consumidores de maneira mais rápida e sustentável”, declarou em nota à imprensa Daniel Grieder, CEO da Tommy Hilfiger Global e PVH Europe. Desde 2017, a sede holandesa conta com um showroom digital.