Os consumidores tendem a concentrar compras de maior valor ou extraordinárias em desktops, enquanto aquelas de menor valor e rotineiras serão cada vez mais realizadas a partir de smartphones.
Puxadas pelo avanço da base de smartphones e do acesso à banda larga móvel, 10% de todas as vendas online realizadas no Brasil serão originadas em smartphones e tablets já em 2020. Atualmente, a participação dos dispositivos móveis é de 7% e, em 2011, era de apenas 2%. Comparando com o resto do mundo, a participação móvel no e-commerce mundial em 2015 foi de 13%. Os números fazem parte de um estudo realizado pela Euromonitor em parceria com a PayPal. O comércio eletrônico movimentou US$ 19,6 bilhões no Brasil em 2015 e deve chegar a US$ 28 bilhões em 2020. A receita gerada pelo chamado m-commerce (ou comércio eletrônico por meio de dispositivos móveis) subirá de US$ 1,4 bilhão para US$ 2,8 bilhões nesse período.
Os consumidores tendem a concentrar compras de maior valor ou extraordinárias em desktops, enquanto aquelas de menor valor e rotineiras serão cada vez mais realizadas a partir de smartphones. Isso se refletirá na participação de algumas verticais dentro da receita total gerada pelo comércio eletrônico no Brasil. A vertical de delivery de comida, por exemplo, deve subir de 11% para 14% a sua participação. E transportes vai passar de 13% para 14%. O share do varejo, por sua vez, deve cair de 65% para 59%.
Ainda segundo a Euromonitor, a base brasileira de smartphones chegará a 70 milhões em 2020 e a penetração de banda larga móvel dentro desse grupo subirá dos atuais 59% para 66% em cinco anos. O instituto também prevê que a adaptação gradual de sites de varejo para visualização no celular e o aumento da confiança do consumidor nos canais móveis vão contribuir para o crescimento do m-commerce.
Até o final da década, o Brasil vai contar com mais de 250 milhões de usuários de dispositivos móveis com acesso à web. Atualmente, 59% das pessoas que têm algum tipo de plano de telefonia móvel no país também têm internet móvel. Em 2020, segundo o estudo, esse índice subirá para 66%. O crescimento vem sendo bastante forte desde 2009, quando somente 5,1% dos assinantes de telefonia móvel tinham internet móvel. Também segundo a Euromonitor, hoje 100% da população brasileira está coberta por redes celulares; e 94% contam com alguma cobertura de rede 3G, colocando o Brasil como segundo colocado na América Latina em termos de penetração da tecnologia de internet móvel, depois da Costa Rica.
Em 2015, o país registrou a venda de 310 smartphones para cada 1 mil habitantes, maior índice da América Latina. Os tablets devem se tornar uma alternativa aos notebooks: o estudo aponta que a venda de notebooks sofrerá queda de 3%, a de tablets terá acréscimo de 4% e a de smartphones, crescimento de 2% até 2020.