Controlado por inteligência artificial e 300 robôs, o moderno armazém tem capacidade para separar 5 mil produtos por hora.
Como marca de seus dez anos de operação, a Dafiti inaugura seu centro de distribuição em Extrema, cidade de Minas Gerais onde a varejista online de moda já operava um CD. Moderno, o novo armazém opera com uma sofisticada solução de automação, conhecida por AutoStore. Controlado por inteligência artificial e com 300 robôs em operação, o moderno CD batizado de Leap tem capacidade para separar 5 mil produtos por hora, informou a empresa.
“Com uma década de crescimento acelerado, as operações no Leap simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no grupo. Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O Leap abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região”, declarou em comunicado à imprensa Christoph Barchewitz, Co-CEO do Global Fashion Group.
O GFG é proprietário do Dafiti e de mais três e-commerces que atendem regiões diferentes do mundo (Zalora, Lamoda e The Iconic). No Brasil, o Dafiti Group conta ainda com outros dois marketplaces de moda, Kanui e Tricae.
GRANDE DOSE DE TECNOLOGIA
O CD que a Dafiti inaugura em Extrema ocupa uma área de 54 mil m² dentro de terreno de aproximadamente 250 mil m². “Estamos colocando a nossa expertise a serviço de nossos parceiros: queremos apoiá-los com dados e soluções logísticas e operacionais para que nosso crescimento movimente o de toda a nossa rede. Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar. O Leap é chave para esse movimento e para fortalecer a aceleração que o grupo vem apresentando nos últimos anos”, destacou no comunicado Philipp Povel, cofundador e CEO do Dafiti Group.
A companhia explica que o AutoStore é um sistema integrado de armazenamento, habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades. Os produtos são coletados por robôs que se deslocam pela parte superior do sistema. “Todo esse processo é operado por um software que combina inteligência artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item”, ressaltou a empresa no comunicado.
Para o consumidor, as entregas devem ficar mais rápidas. O sistema de automação que a Dafiti inaugura no Brasil reduz o tempo de separação dos produtos, de 24 para duas horas, em média, estima a companhia.
Além do Brasil, o Dafiti Group mantém operações na Argentina, no Chile e na Colômbia, contando com 4 centros de distribuição na região.