Fusão milionária no ecommerce de moda

O francês Vente-Privée comprou o espanhol Privalia, com operação no Brasil, formando um dos maiores grupos de comércio eletrônico da Europa.

As empresas não soltaram comunicado oficial sobre a transação, mas, um dos sócios vendedores envolvidos na transação, o Index Ventures confirmou em comunicado, na quinta-feira, 14 de abril, que o site francês Vente-Privée, especializado em vendas flash (com tempo e estoque limitado), assumiu o controle integral do outlet online espanhol Privalia. Com essa grande aquisição, adicionada a compra de outros dois sites menores, a companhia francesa forma um dos maiores grupos de comércio eletrônico em moda da Europa.

O valor da operação não foi revelado. Mas, segundo a imprensa da área financeira, os franceses usaram uma parte de fundos próprios e fizeram uma linha de empréstimo para bancar o negócio. Em 2015, o Vente-Privée faturou em torno de 2 bilhões de euros. O faturamento do Privalia gira em torno dos 130 milhões de euros.

A estratégia da companhia francesa é fortalecer posição no mercado para concorrer com pesos pesados como a Amazon, que recentemente lançou suas próprias marcas de roupas e anunciou a intenção de construir uma confecção na Inglaterra; o Yoox que comprou o Net-a-Porter. O principal alvo é ganhar participação no mercado europeu. Criado em 2001, e dirigido por Jacques-Antoine Granjon, o Vente-Privée opera em oito países da Europa. O Privalia atende Espanha e pouco a Itália, além de ter base forte no Brasil e no México.