Grande varejo aumenta participação no Mercado Livre

Marketplace de comércio eletrônico cresce 61% na receita em reais no Brasil e 41% em dólares no último trimestre, com moda sendo um dos segmentos mais representativos.

O marketplace de comércio eletrônico Mercado Livre registrou crescimento de 45% nas vendas de itens no segundo trimestre – de abril a junho de 2016 – comparado ao ano passado. A receita líquida global foi de US$ 199,6 milhões, sendo US$ 102,9 milhões no Brasil, que representa aumento de 61% em reais e 41% em dólares. Nesse período foram vendidos 43,7 milhões de itens nos 19 países onde a empresa tem operação, 45% a mais que no ano anterior.

O Mercado Livre não divulga resultados por segmento, mas de acordo com o vice-presidente executivo, Stelleo Tolda, as lojas oficiais ou grande varejo apresentaram expansão significativa no último ano, respondendo por pouco menos de 10% de todo o volume negociado, com 350 marcas participantes. No total, o marketplace tem 7 milhões de vendedores únicos, principalmente pequenas e médias empresas. Entre as grandes de varejo estão Decathlon, Colombo, Tênis World, Casas Bahia e Ponto Frio. Moda está entre os quatro segmentos de maior venda de itens, junto com autopeças e eletrônicos.

O comércio eletrônico representa 4% de todos os itens comercializados no Brasil, sendo que o modelo marketplace participa em 20% nesse montante, afirma o presidente do Mercado Livre, Helisson Lemos. “Essa fatia deve crescer, seguindo a tendência dos Estados Unidos onde é de 33%, e China com 90%”, afirma.

NOVA SEDE SUSTENTÁVEL
O Mercado Livre inaugurou neste mês, na divisa entre São Paulo e Osasco, sua nova sede inspirada em campus do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), com investimentos de R$ 105 milhões. Chamada de Melicidade, o complexo tem capacidade para acomodar 2 mil colaboradores e está instalado em um terreno de 33 mil metros quadrados com instalações que somam 17 mil metros quadrados de área construída.

Com estações de trabalho compartilhadas e que privilegiam o contato direto entre todos os colaboradores, o prédio conta com cafeteria, 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com 200 lugares, uma arquibancada para eventos internos, biblioteca e espaços de descanso. Além disso, a empresa montou um restaurante, com capacidade para 450 pessoas, e uma área de esporte e lazer, chamada de Meli Mall, onde há academia, salão de jogos, salão de beleza, atendimento nutricional e massagem. Na área externa, que conta com 22 mil metros quadrados, há um jardim com redes e uma quadra poliesportiva. A obra durou 12 meses e envolveu cerca de 1,5 mil profissionais.

A nova sede incorpora soluções sustentáveis com 2 mil painéis fotovoltaicos no telhado que geram a metade da energia distribuída no complexo. A iluminação é 100% automatizada, baseada em 2,8 mil lâmpadas LED instaladas, que reduz em até 75% o consumo de energia. Grandes aberturas e janelas privilegiam a entrada de luz natural no ambiente de escritório. Há quatro tanques de água de reúso, captada da chuva e destinada para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias. O carpete colocado nos postos de trabalho foi feito a partir de produtos reciclados, e o descarte de resíduos (papel, metal, plástico, pilha e óleo) é estimulado entre os colaboradores. Há também uma composteira para transformação das sobras de alimentos em adubo orgânico, que é doado ao projeto social Hortas de Osasco.

 


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4