Marcas embarcam na onda da tecnologia

Marcas embarcam na onda da tecnologia disruptiva

Investimentos em NFT, metaverso, criptomoeda e backoffice de Alpargatas, Tommy Hilfiger, Aramis, Melissa e Camisaria Colombo.

Empresas com operação no varejo têm investido cada vez mais em tecnologias que escapam do tradicional. Marcas como Alpargatas, Tommy Hilfiger, Aramis, Melissa e Camisaria Colombo embarcam na onda da tecnologia com projetos de NFTs, metaverso, criptomoeda no trato com o consumidor e, dentro de casa, para melhorar o relacionamento com parceiros comerciais ou a gestão de talentos.

A digitalização turbinada pela pandemia de covid-19 fez as marcas com operação no Brasil se abrirem a aplicações no campo digital. Proliferam os anúncios de investimentos na área. O GBLjeans reuniu aqui os mais recentes.

TOMMY HILFIGER E CONVENÇÃO NO METAVERSO

Marcas embarcam na onda da tecnologia disruptiva

Pela primeira vez, a Tommy Brasil realizou a convenção de vendas no metaverso. Conforme a marca informou ao GBLjeans, a iniciativa é inédita na companhia que já anunciou ações globais como lançamento de coleção no Roblox e participação na primeira edição da Metaverso Fashion Week.

A convenção de vendas da empresa no Brasil é realizada duas vezes por ano. Ainda que comemore o sucesso da iniciativa, a próxima reunião no segundo semestre será presencial depois de dois anos e meio de atividades remotas, antecipou a empresa ao GBLjeans.

Para o evento no metaverso, a marca contratou a consultoria Capgemini, que desenvolveu o ambiente imersivo em tempo recorde (duas semanas), destaca comunicado das duas empresas à imprensa. Entre as condições, a plataforma empregada deveria suportar grande número de usuários simultaneamente e sem a exigência de instalar aplicativo no computador. Só gerentes regionais são 30 no país.

Também deveria ter funcionalidades ativadas de maneira amigável por usuários pouco habituados à dinâmica de jogos. A convenção da Tommy Brasil usou a plataforma Spatial.

Curiosamente, uma das principais dificuldades dos usuários foi definir as propriedades de seus avatares, contou ao GBLjeans uma fonte da empresa. Superado esse entrave inicial, a convenção foi bastante produtiva, garante.

ALPARGATAS NAS COMPRAS E TALENTOS

A Alpargatas está entre as marcas que embarcam na onda da tecnologia com projetos recentes, mas de backoffice. Um dos maiores fabricantes de calçados do mundo contratou a plataforma da Coupa Software para melhorar a eficiência digital de atividades e processos na área de compras.

De acordo com informe à imprensa, atualmente, a Alpargatas trabalha com mais de 4 mil parceiros por ano, volume que gera grande fluxo de dados. Pelo projeto, a plataforma Coupa BSM – Procurement fará o controle desde a requisição até o pedido de compra, incluindo catálogos eletrônicos, negociação, gestão de contratos e fornecedores, gestão de risco e performance, relatórios transacionais e estratégicos, ferramentas de cotação eletrônica; segurança e rastreabilidade.

Com uma cadeia de suprimentos vertical, a Alpargatas dona da marca Havaianas opera seis unidades fabris no Brasil e emprega 17 mil colaboradores em todo o mundo.

Em outra frente, a Alpargatas contratou a Capgemini a fim de usar inteligência de dados na gestão dos talentos internos usando o sistema Qualtrics.

O projeto entrou em operação em dezembro de 2020. “Queremos oferecer a melhor experiência das nossas pessoas em todas as fases de sua jornada conosco. Com esta estrutura inovadora, podemos nos adaptar e melhorar constantemente, entendendo as demandas das áreas de onde eles precisam de suporte, além de gerenciar as carreiras e garantir que necessidades e objetivos dos colaboradores sejam ouvidos, afirmou em comunicado à imprensa José Roberto Daniello, VP de pessoas da Alpargatas.

ARAMIS E NOVOS NFTs

Marcas embarcam na onda da tecnologia disruptiva

Após sucesso de vendas e sould out em poucas horas, Aramis lança mais quatro NFTs, informa comunicado à imprensa. Os itens digitais estão à venda no OpenSea, um dos grandes marketplace de tokens não fungíveis do mundo.

O primeiro NFT foi lançado com a campanha DesInverno. “Quem comprou o primeiro lançamento das nossas NFTs da jaqueta metaheat e faz parte do nosso clube Red recebeu primeiro essa novidade e agora lançamos para o mercado. Além dos ativos digitais, a construção de uma comunidade e as diversas possibilidades de experiências possíveis integram esse universo metaverso que estamos nos aprofundando cada vez mais”, declarou no informe Richard Stad, CEO da Aramis.

Os novos NFTs são reproduções digitais de esculturas artísticas. As obras integram o cenário da Meta Aramis, cidade virtual na qual Cauã Reymond, trendhunter da marca, percorre no filme da campanha atual.

Conforme a Aramis, para a pré-venda da jaqueta MetaHeat lançou 25 NFTs que foram vendidos em poucas horas. Quem comprou recebeu o produto físico, um powerbank da Geonav e ajuda na criação de carteira digital e para a transferência do ativo, se ocorrer.

MELISSA E NFTs DE EDIÇÃO LIMITADA

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A Melissa também está entre as marcas que embarcam na onda da tecnologia dos NFTs. Os primeiros ativos digitais da marca do Grupo Grendene foram divididos em quatro categorias: rara, épica, mística e lendária, que correspondem aos produtos Flox, Stellar, Beach Slide, Flip Flop Free e Possession e estão à venda no site da marca.

Cada categoria oferece benefícios exclusivos a serem usados no ambiente físico, como cupons de descontos, prioridade na compra de outros NFTs, produtos físicos exclusivos e visitas imersivas ao universo Melissa.

Para o lançamento, a Grendene contratou a startup brasileira One Percent, especializada em tecnologia blockchain.

Segundo o comunicado da marca, o acesso aos metadados (as informações que descrevem o que esse ativo digital está representando) será feito em IPFS, serviço que permite ao proprietário acessar o NFT estando conectado à internet ou não.

COLOMBO E PAGAMENTO COM CRIPTOMOEDA

A Camisaria Colombo passa a aceitar pagamento em criptomoedas tanto no ecommerce da marca como nas cem lojas físicas que opera. De acordo com comunicado da empresa, os clientes assinantes do Clube Colombo podem receber, usar e transferir as moedas digitais através da função CriptoPix.

A nova opção de pagamento está disponível em projeto que contou com a participação da C9, startup que desenvolveu a C9 Coin, primeira criptomoeda para uso no varejo e com função similar ao Pix.

fotos: divulgação