Novo hub para unir demanda e oferta

ABDI lança site onde hospitais postam suas necessidades em EPI e a indústria cadastra os produtos que fabrica, incluindo têxteis.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) colocou no ar um site que facilita o contrato entre instituições hospitalares que precisam de EPIs e empresas que podem fabricar esses equipamentos de proteção. É o EPIMatch, desenvolvido por conta do avanço da covid-19 pelo país. A iniciativa envolveu parceria com a Microsoft, que cedeu por seis meses o ambiente Power Apps para abrigar a plataforma. Segundo a agência, a Microsoft também doou os recursos para construção da solução pela Radix.

Entre os EPIs especificados estão produtos têxteis, como roupas hospitalares (jalecos, aventais, macacão, toucas, fronhas, lençois, protetores para pés). Os itens de proteção são, porém, mais abrangentes e incluem respiradores, luvas, botas e capacetes. Além de EPIs, os fabricantes podem cadastrar insumos como elásticos, linhas de costura e tecidos.

É preciso fazer cadastro, tanto para oferta quanto para demanda. Só assim as empresas podem acessar o ambiente. Ali, hospitais ou outras instituições de saúde postam suas necessidades. Em outra aba, fabricantes informam o que estão preparados para produzir e qual a capacidade disponível. A lista de fabricantes fica acessível para os hospitais clicarem e entrarem em contato. Assim como a lista de demandas fica aberta para que os fornecedores possam fazer propostas.

APOIO AO PROJETO

O cadastro é rápido de fazer e gratuito. “A solução reduz a distância e o tempo entre a compra e a venda de itens essenciais ao combate à Covid-19 como máscaras, aventais, luvas e óculos e proteção, entre outros itens”, explicou em comunicado ao mercado Igor Calvet, presidente da ABDI.

No setor têxtil, o EPIMatch tem o apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), da ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e do Senai Cetiqt. Associações e entidades representativas de outros setores, agências de fomento e inovação completam a rede de apoio ao projeto.