Site de financiamento coletivo une interessados em patrocinar peças desenvolvidas por pequenas empresas e criadores.
A idéia de unir criadores de moda e consumidores em uma plataforma digital, a DesFaz, ganhou primeiro lugar no Lab Inovação na Cadeia da Moda, iniciativa do Social Good Brasil em parceria com o Instituto C&A. O projeto da empreendedora Aline Cereja Ramos, de Porto Alegre (RS), e um grupo de oito pessoas que participaram do Lab durante quatro meses, é inspirado em sites de financiamento coletivo e pretende ser uma forma alternativa de produzir e consumir moda.
O DesFaz vai apresentar um produto – que pode ser vestuário, mochila, ou acessório – de uma pequena empresa e pedir financiamento dos futuros compradores para a produção daquela peça. “Inverte a lógica de produzir para depois oferecer ao mercado, reforçando a filosofia sustentável da proposta de produção sob demanda”, ressalta Aline.
A equipe da DesFaz vai trabalhar junto às marcas auxiliando na criação e na definição do público. A plataforma vai expor o produto e definir uma meta de vendas a partir da qual é possível iniciar a produção. “A idéia não é fazer em série ou manter a produção daquela peça, mas criar apenas para aqueles consumidores que vão pagar antecipadamente”, explica Aline.
O portal DesFaz tem planejado entrar em operação no segundo semestre deste ano e a equipe está conversando com 16 marcas interessadas em participar da plataforma, entre vestuário, calçados e acessórios. “Muitas marcas têm pouco capital para produzir e vender e acabam tendo prejuízo com estoques encalhados. Com o sistema, a empresa vai fabricar apenas o que o público está pedindo”, completa Aline.