Posthaus.com aposta em novas marcas

Portal catarinense de comércio eletrônico registrou crescimento de 80% nos últimos três anos.

A compra de moda pela internet, antes vista com reservas, acabou conquistando o consumidor, e já representa 18% do total das vendas por esse canal, liderando em faturamento, segundo o e-bit. Um dos pioneiros nessa aposta, a catarinense Posthaus.com, de Blumenau, registrou crescimento de 80% nas vendas nos últimos três anos e 60% apenas em 2014. “Começamos com um portal de venda de vestuário em 2007 quando a compra de moda pela internet ainda não era bem aceita nem pelos vendedores nem pelos consumidores”, afirma o coordenador de e-commerce do Posthaus.com, Thiago Fernando de Zutter. Criada nos anos 80 para a oferta de vestuário por catálogo, a Posthaus criou uma nova empresa em 2007 especialmente para o negócio de comércio eletrônico. Embora as vendas por catálogo sejam o principal negócio do grupo, a trajetória da Posthaus.com segue ascendente.

O portal tinha 40 marcas em 2013 e agora são 50, oferecendo moda feminina, masculina, plus size, lingerie, infantil, calçados e acessórios. Entre as últimas marcas que entraram recentemente no portal estão Colcci e Ana Hickmann. “Temos planos de ampliar o leque de marcas que oferecem jeans masculino”, diz Zutter. O executivo destaca, no entanto, que o objetivo do portal não é aumentar indiscriminadamente o número de grifes, ao contrário, ser mais seletivo no mix de produtos para atender melhor o perfil do cliente. No primeiro semestre de 2014 a empresa teve um aumento no faturamento de 67% em relação ao mesmo período de 2013, ano que que foram comercializadas mais de 3 milhões de artigos de moda pelo portal.

Neste ano a Posthaus.com investiu na ampliação do centro de distribuição, em Blumenau e na parceria com transportadoras, além dos Correios, para agilizar as entregas. O centro de distribuição que tinha 30 mil metros quadrados foi para 45 mil metros quadrados. A empresa também adotou uma ferramenta de business intelligence (inteligência de informações) para obter mais dados sobre os hábitos de compra dos internautas e fazer ofertas mais assertivas aos clientes. “Em 2015 vamos ter uma base de dados ainda mais precisa”, diz Zutter.

O executivo considera a concorrência com outros portais de vestuário “saudável”, pois dissemina a cultura de compra de moda pela internet. “Essa massificação é benéfica para nós, fazendo o consumidor procurar por qualidade”, afirma. Entre os diferenciais da Posthaus.com, Zutter aponta o cuidado com a seleção das marcas, o envio de ofertas personalizadas, e o pioneirismo. “Fomos um dos primeiros a oferecer moda plus size”, ressalta.

No ano que vem, de acordo com Zutter, o portal quer ampliar o uso da versão móvel que hoje representa 20% do tráfego, e melhorar a ferramenta de business intelligence para se comunicar melhor com o consumidor.