No Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 estão Arezzo, C&A, Renner, Riachuelo e Soma.
Pela primeira vez desde que foi criado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) incorpora 5 varejistas de moda. Integram a carteira do ISE 2024 da bolsa de valores brasileira (B3), a Arezzo&Co, a C&A, o Grupo Soma, a Lojas Renner e a Riachuelo (Guararapes). Das cinco, C&A e Soma estreiam no ISE, que seleciona as empresas de capital aberto com melhor desempenho em relação à agenda ESG (boas práticas nas frentes de meio ambiente, social e de governança corporativa) e sendo considerado como referência para o mercado de capitais interessado em investimentos socialmente responsáveis.
A nova carteira (19ª) do ISE entrou em vigor em 2 de janeiro de 2024, com 78 empresas de 36 setores diferentes. Mesmo sendo anual, a B3 revisa a carteira a cada quatro meses, com a primeira revisão prevista para maio. Primeira varejista de moda a integrar o ISE, a Lojas Renner ingressou em todas as carteiras desde 2015.
A segunda varejista a ser selecionada para o ISE da B3 foi a holding Arezzo&Co, em 2022, quando já operava com o braço de vestuário iniciado com a Vans e, mais fortemente, com a Reserva.
A Guararapes, dona da Riachuelo, entrou para o índice em 2023.
EMPRESAS COMEMORAM
Sobre a estreia no ISE, a C&A soltou comunicado declarando: “Essa conquista legitima o compromisso da C&A em promover uma moda com impacto positivo, através de uma cadeia de valor sustentável da matéria-prima ao ponto de venda, visando impactar positivamente os nossos associados, clientes e comunidades, orientado por uma governança corporativa transparente e ética”.
Também por comunicado ao mercado o Grupo Soma, controlador de 15 marcas, qualificou a estreia no ISE 2024 como uma conquista junto com a Certificação B, selo internacional de ESG, obtida em outubro passado.
Conforme comunicado ao mercado, a Guararapes afirma que ao integrar o ISE, pelo segundo ano consecutivo, “ganha um importante incremento reputacional e, consequentemente, avança também na captação de mais investimentos”.
Já a Lojas Renner destaca que em 2024 completa dez anos seguidos no ISE B3. “Sendo a primeira colocada entre as varejistas e a segunda colocada no ranking geral”, afirma comunicado da empresa ao mercado.