Inbrands ainda opera com prejuízo

Perdas do terceiro trimestre foram menores que as registradas no segundo trimestre, atribuídas basicamente à queda de vendas.

De janeiro a setembro, a holding Inbrands acumulou prejuízo líquido de R$ 95,78 milhões, desempenho bem diferente do lucro líquido de R$ 12,79 milhões totalizado em igual período de 2015, sendo que praticamente metade da perda deste ano está concentrada no segundo trimestre. No terceiro trimestre, apesar da queda de receita líquida, a Inbrands teve prejuízo líquido menor que nos outros dois trimestres. Anotou perda de R$ 23,23 milhões ante receita líquida de R$ 217,37 milhões, 14,2% a menos do que faturou entre julho e setembro do ano passado.

O recuo no trimestre é atribuído à queda de vendas em função do consumo retraído, especialmente no Dia dos Pais, “com demanda 22% menor que o ano anterior”, informa a companhia em relatório ao mercado investidor. A demanda também foi afetada pelos jogos olímpicos realizados na cidade do Rio de Janeiro, “que é um mercado relevante para nosso negócio”, observam as explicações que acompanham o balanço financeiro. Também houve redução de margem bruta por conta das liquidações.

A Inbrands controla um grupo de marcas nacionais de primeira linha – Ellus/Second Floor, Richards/Selaria, VR/VR Kids, Salinas, Alexandre Herchcovitch, Bobstore, Mandi e o outlet Brands House – além da joint venture em que detém metade da Tommy Hilfiger Brasil. Mantém rede de varejo composta de lojas próprias e franquias, também trabalha com canal multimarcas. A holding conta ainda com a empresa que organiza a SPFW, sendo também responsável pela publicação de uma revista e um site de moda.

DIMINUIU PRESENÇA NO VAREJO
Até setembro, a Inbrands reunia 367 lojas, divididas entre 191 unidades de controle direto e 176 franquias, informou a empresa ao mercado, sem revelar a composição de sua rede de distribuição por marca como fazia até o segundo trimestre. São nove pontos a menos que os 376 operados ao final de junho. Foram cortadas oito unidades próprias e uma franquia. Fechou o trimestre com 5.437 multimarcas, o primeiro aumento desde dezembro passado. No segundo trimestre, eram 5.164 multimarcas.