Novidades em jeans sustentável no Brasil

Novidades em jeans sustentável no Brasil

C&A e Renner levam o conceito para os licenciamentos, a Youcom assume coleta permanente.

Três grandes varejistas de moda anunciaram novidades em jeans sustentável no Brasil. A C&A e a Renner incluem nas coleções Ciclos e Re produtos comercializados sob licença. A Youcom, que é a marca jovem da Lojas Renner, decidiu que a coleta de jeans usado, antes uma iniciativa pontual, passa a ser permanente.

DISNEY

Com a coleção Ciclos, que conta com a certificação Cradle to Cradle (C2C), a C&A desenvolveu uma cápsula com o Mickey Mouse, personagem da Disney, da qual tem o licenciamento.

O estilo assume referências da década de 1990. Inclui shapes que seguem a linha oversized, como jeans wide leg, mom jeans, bermudas. Também conta com tops de modelagens amplas, mangas longas, camisetas e moletons.

A cartela de cores mostra tons pastel e bold colors. Para o jeans, escolher lavagem destroyed. “Os tecidos variam entre malhas e jeans com materiais 100% algodão mais sustentável e elastano, com todas as características requeridas pela certificação C2C”, garante a C&A.

Porém as estampas licenciadas foram aplicadas apenas nas peças de malha e moletom.

Conforme a varejista, a certificação Cradle to Cradle em nível Gold para esses produtos assegura que:

• 100% dos produtos químicos utilizados não apresentam riscos para o meio ambiente e para as pessoas, além de não conter metais pesados perigosos nos botões.

• 100% de todo o algodão utilizado nos produtos (tecido e linhas de costura) são de origem mais sustentável (adquiridos como BCI ou orgânico certificado na origem, respectivamente).

• 50% da energia utilizada na confecção dos produtos veio de origem renovável, ou fomentou esse tipo de geração.

• 100% dos produtos são fabricados por empresas que mantêm condições de trabalho em padrões superiores ao da legislação local para seus funcionários, além de conduzir ativamente projetos sociais inovadores que impactam a vida da comunidade local.

• 100% da água utilizada no processo de produção retorna ao meio ambiente sem causar impacto negativo.

• Os produtos da coleção foram desenhados pensando em seus próximos ciclos de uso. Por isso, podem ser doados, depositados nas urnas do Movimento ReCiclo (disponível em 175 lojas da C&A no Brasil) ou serem encaminhados para reciclagem.

Novidades em jeans sustentável no Brasil
Novidades em jeans sustentável no Brasil
Novidades em jeans sustentável no Brasil

GARFIELD E SNOOPY

Na Renner, as novidades em jeans sustentável passam pela linha Re Jeans, com dois lançamentos inéditos para a empresa.

Um deles é o modelo tênis confeccionado em denim a partir de técnica de upcycling, e de edição limitada. O outro lançamento envolve peças de roupa com estampas de Garfield e Snoopy aplicadas nas peças em denim.

A coleção de produtos licenciados da Re Jeans tem roupas femininas do Garfield e masculinas do Snoopy. As opções abrangem calças, shorts, jaquetas, camisas e bermudas, incluindo peças de Ashua, a marca plus size da empresa.

De acordo com a Renner, as roupas usam tecidos à base de algodão responsável, “cultivado respeitando requisitos e boas práticas de responsabilidade social e ambiental”.

Para o tênis, a Renner criou três modelos, de design genderless e numeração do 35 ao 43. Foram fabricado a partir de peças jeans já existentes, algumas que estavam paradas em estoque e outras coletadas pelo programa de logística reversa da Renner, o EcoEstilo, que recebe roupas em desuso desapegadas pelos clientes, explica a empresa.

“Por isso, cada tênis é único, com tonalidades e texturas diversas”, salienta a Renner.

Esses lançamentos da Re Jeans estão à venda pelo e-commerce da Renner e em sete lojas físicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

“Desde 2017, a marca já comercializou mais de 130 milhões de peças do selo Re, confeccionadas com matérias-primas como o algodão e a viscose responsáveis, a poliamida biodegradável e o fio reciclado, além de técnicas e processos menos impactantes ao meio ambiente”, informa a varejista. Dados constam da edição de 2021 do relatório de sustentabilidade da Renner.

• EcoEstilo: o serviço de logística reversa pós-consumo, o EcoEstilo coletou cerca de 155 toneladas de itens descartados pelos clientes nas lojas, entre embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso.

• Re Jeans: lançado em 2018, com a primeira coleção de Re Jeans feita com tecido reciclado. No mesmo ano, criou o selo Re, que passou a identificar todos os produtos e serviços da marca na área da sustentabilidade.

DESCARTE

Entre as novidades de jeans sustentável, a Youcom anuncia que a partir de agosto manterá coleta permanente de peças jeans usadas nas suas cerca de cem lojas. A iniciativa integra o projeto Jeans for Change da varejista.

Nesses pontos, as pessoas podem descartar não apenas calças, como qualquer outra peça feita de denim.

Jeans sustentável compõe as novidades de C&A, Renner e Youcom

A Youcom recolhe essas doações para depois transformar em novos produtos.

Em dezembro de 2020, a rede lançou um modelo de mom jeans com o selo YC Change. Foi feito um lote de 600 calças a partir de 900 quilos de jeans arrecadados em ações pontuais promovidas pela Youcom entre 2016 e 2019.