Segundo a Visa, é o primeiro cartão co-branded com esta funcionalidade em utilização no mercado brasileiro
Desde o mês passado, a financeira da Riachuelo começou a emitir os cartões da rede varejista com bandeira Visa incorporando tecnologia que permite o pagamento por aproximação. Assim o cliente não precisa inserir o cartão nas máquinas e em alguns casos, sequer digitar a senha. Segundo a administradora Visa, é o primeiro cartão co-branded a trazer esta funcionalidade no Brasil. Mas, de forma geral, a Visa afirma que 75% dos estabelecimentos que operam com cartão já aceitam o pagamento sem contato. O dado consta do relatório elaborado pela Americas Market Intelligence, a pedido da Visa.
Em comunicado ao mercado, Newton Rocha, CEO do Banco Midway, a novidade é um dos projetos da empresa na área de digitalização das operações. Desde o final de novembro, a Financeira Midway foi transformada em banco múltiplo, operando com carteiras comercial, de crédito, financiamento e investimento. Conforma a Visa, o pagamento sem contato reduz o tempo das transações em cerca de cinco segundos, ganho considerado importante para estabelecimentos com alto tráfego de clientes.
A varejista conta, atualmente, com 30,5 milhões de cartões emitidos e está entre as cinco maiores emissoras de bandeirados do país. O ticket médio dos pagamentos por cartão atingiu R$186 em 2018, de acordo com o balanço financeiro da companhia. “A Riachuelo sai na frente neste movimento da revolução digital no varejo. Não temos dúvida, aqui na Visa, que a tecnologia de pagamento por aproximação é a próxima onda em pagamentos no Brasil e no mundo”, declarou em comunicado ao mercado Eduardo Abreu, vice-presidente de novos negócios da administradora.
Nos primeiros nove meses de 2018, o grupo Guararapes ao qual pertencem a Riachuelo e o Banco Midway obteve receita líquida de R$ 5 bilhões e até setembro mantinha 304 lojas em atividade.