Marcas que desfilaram no SPFW mostraram coleções em que o jeans comparece com poucas interferências, quase minimalista, ou com elementos restritos, mas que mudam o visual, passando pelo patchwork marcante.
Depois de um inverno nada básico, no qual o jeans foi super trabalhado com pedrarias e metais em abundância, o verão tende a ser minimalista, no sentido de poucas intervenções ou elementos aplicados, a depender da interpretação assumida pelas marcas mais associadas ao universo do jeans que desfilaram no SPFW, a semana de moda de São Paulo, realizada na semana passada entre os dias 18 a 22, durante a qual 25 marcas se revezaram na passarela.
A exceção fica com a colorida coleção da Cavalera, que propôs o patchwork em denim em calças boca de sino para homens e mulheres do tipo usado nos anos 1970; em saias curtas e compridas; em conjunto masculino de blazer e bermuda. Mesmo fugindo à regra da contenção no estilo, a proposta da marca, assim como as demais declararam, foi levar para a passarela roupas reais para gente real.
Diferentemente, do inverno carregado de pedrarias no jeans feminino, a Colcci apresentou a coleção de verão com o jeans quase todo com corte de alfataiaria, sem aviamentos em destaque. A intervenção sobre o denim foi sutil priorizando as formas: o tecido apenas amaciado foi completamente recoberto de pequenos quadrados como se fossem bordados, formando uma estampa.
O denim com corte de alfaiataria, feito para homens reais, também foi o caminho trilhado por João Pimenta (leia mais). O estilista não usou aviamentos comuns no jeans, tampouco costuras aparentes.
Ao usar denim, Juliana Jabour desenvolveu modelos com lavagem delavê, super estonada, com a superfície recebendo pequenos furos de bordas esfiapadas. Para a sarja, a opção foi a lavagem em tie-dye. O denim chegou até os pés na coleção da estilista, como na sandália de salto.
Da mesma forma, a Triton, que economizou no jeans da coleção da passarela, optou pelo denim delavê, quase branco, com alguma reserva preservando o azul do fundo. Pelo menos no desfile, o denim só foi exibido na linha masculina, entremeada com sarja off-white em bermudas em calças.
Ao contrário do inverno, a Ellus levou pouco jeans ao desfile de verão. Em coleção desenvolvida a partir de uma viagem de moto pela Índia, um dos destaques ficou reservado ao conjunto feminino de jaqueta e calça em estampa floral e desbotada. Deu preferência, ainda, ao denim black e leve. Brilho apenas em um conjunto feminino. Os aviamentos mais decorativos foram empregados sobre o jeans branco. Sarja colorida e estampada também pontuou a coleção.
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5
- Foto 6
- Foto 7
- Foto 8
- Foto 9
- Foto 10
- Foto 11
- Foto 12
- Foto 13
- Foto 14
- Foto 15
- Foto 16
- Foto 17
- Foto 18
- Foto 19
- Foto 20
- Foto 21
- Foto 22
- Foto 23