Entre as marcas mais quentes da plataforma, Gucci continua a liderar e aumenta a procura por jeans de cintura baixa, largo e solto.
O Lyst Index é uma classificação de marcas e produtos que inclui os dados da plataforma de venda de moda, trends do Google e outras informações associadas. A cada trimestre, o marketplace divulga o balanço da moda, com as 20 marcas mais quentes do período e os produtos mais buscados. No primeiro trimestre de 2021, o Lyst Index avalia que o consumidor anda deixando o moletom de lado que o acompanhou pela maior parte da pandemia de covid-19.
É bem verdade que o Lyst é um marketplace moderninho com sede em Londres, onde a pandemia está sob aparente controle, depois de uma bem-sucedida combinação de campanha de vacinação e lockdown, com a vida lentamente retornando a alguns padrões de ‘normalidade’.
Entre as 20 marcas do ranking do primeiro trimestre, a maioria manteve ou ganhou posições em função de inovações, de ordem digital ou inclusiva.
MARCAS MAIS QUENTES
O Lyst Index tem a Gucci como líder, mantendo posição desde o final de 2020. Favoreceu a grife a parceria com outras marcas. A cápsula com a North Face, que inclui roupas feminais e masculinas, sapatos, mochilas e sacos de dormir. E o tênis digital (não existe no plano físico) com a Wanna Kick, empresa de realidade aumentada, estimulando a conexão da centenária Gucci com consumidores jovens.
A Nike saltou para o segundo lugar, impulsionada pelas medidas legais contra falsificações e por novidades como o anúncio do tênis Go FlyEase, de design arrojado que pode ser calçado e retirado sem o uso da mãos, que deverá chegar ao mercado no final de 2021. Além de atletas com alguma deficiência, o tênis atenderia as grávidas e mesmo adultos mais velhos que por alguma limitação não conseguem se abaixar ou mexer as mãos com desenvoltura, por exemplo, porque têm atrite.
Mesmo caindo de posição, a Saint Laurent ficou em nono lugar no Lyst Index. Destacou-se na campanha de Spring 2021 por colocar mulheres maduras. Registro para a atriz Catherine Deneuve, de 77 anos, e a modelo Kate Moss, que se encaminha para os 50.
Para ver a lista completa, clique na seta à direita. E veja todas as 20 marcas e os destaques do Lyst Index.
1 GUCCI
- Lançada a colaboração da North Face
- Começou a vender tênis digitais com a Wanna
- Vestiu Billie Eilish e Harry Styles para o Grammy
2 NIKE
- Relatou aumento de 59% nas vendas digitais
- Lançou o primeiro tênis viva-voz para atletas adaptativos
- Tomou medidas legais contra tênis falsificados
3 DIOR
- Coleção F / W ’21 revelada virtualmente em Versalhes
- Nomeado embaixador global Kim Ji-soo da Blackpink
- Lançou lente no Snapchat para experimentar tênis em RA
4 BALENCIAGA
- Nova loja aberta em Barcelona
- Lançada coleção com peças que brilham no escuro
- A controladora Kering confirmou que a marca não usa pele de animal.
5 MONCLER
- Relato crescimento de comércio eletrônico de dois dígitos
- Adquiriu os 30% restantes da Stone Island
- Lançou jaquetas Born to Protect feitas de materiais reciclados
6 PRADA
- Vendas online aumentaram em torno de 200% em 2020
- Lançou segunda coleção feminina de Miuccia Prada e Raf Simons
- Prêmio de preservação do oceano Held Sea Beyond da Unesco
7 LOUIS VUITTON
- Exibiu a coleção F/W21 virtualmente a partir do Museu do Louvre
- Inaugurou flagship em Ginza, Tóquio
- Nomeado embaixadora da marca Naomi Osaka
8 BOTTEGA VENETA
- Lançado jornal digital trimestral publicado pela Bottega
- Missy Elliott em destaque na primeira edição
- Relatório de crescimento positivo da receita em 2020 apesar da Covid-19
9 SAINT LAURENT
- Catherine Deneuve e Kate Moss apresentam campanha S/S 21
- Filme S/S21 dirigido por Gaspar Noé
- Nova loja aberta em Frankfurt
10 OFF WHITE
- Lançou a campanha ‘I support Black women’’ com a ativista Trinice McNally
- Introduzida a plataforma de vídeo Imaginary TV
- Anunciou sete novos tênis com a Nike
11 VERSACE
- Lançou Medusa Power Talks no Clubhouse
- Novo monograma introduzido para F/W21
- Campanha S/S21 apresenta Kendall Jenner Precious Lee e Hailey Bieber
12 BURBERRY
- Crescimento de 50% das vendas digitais no terceiro trimestre do exercício fiscal de 2021
- Reconhecida no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg pela primeira vez
- Loja virtual inaugurada com Elle Digital Japan
13 FENDI
- Lançadas coleções desenhadas por Kim Jones
- Demi Moore, Kate Moss e Naomi Campbell no desfile de alta costura do S/S21
- Atriz sul-coreana Song Hye-Kyo nomeada como embaixadora da marca
14 VALENTINO
- Apresentou S/S21 virtualmente na Galleria Colonna de Roma
- Lançou parceria com a comediante Elsa Majimbo
- Parceria com Startup Bootcamp em tecnologia de moda
15 ALEXANDER MCQUEEN
- Anunciada colaboração de revenda com Vestiaire Collective
- A controladora Kering confirmou que a marca não usa mais pele de animal
- Doou material excedente para estudantes de moda
16 LOEWE
- Apresentado F/W21 como suplemento de jornal
- Lançou sacolas do Projeto Excedente feitas de sobras de couro
- Anuncia o prêmio Loewe Foundation / Studio Voltaire para artistas sub-representados
17 GIVENCHY
- Matthew M. Williams apresentou sua 2ª coleção RTW
- Dressed The Weekend pela performance no Superbowl
- Kim Kardashian, Kendall e Kylie Jenner postaram selfies usando F/W 21
18 JACQUEMUS
- Abriu floricultura temporária em Paris
- Lançada campanha S/S21 com casais
- O designer Simon Porte Jacquemus esteve na capa da GQ França
19 BALMAIN
- Apresentada coleção F/W 21 inspirada em viagens
- Lançada campanha S/S 21 filmada em Lanzarote
- Novos episódios do podcast L’Atelier Balmain
20 STONE ISLAND
- Moncler adquiriu os 30% restantes da empresa
- Anunciada parceria de vários anos com a New Balance
- Parceria com o festival C2C de Torino no projeto Stone Island Sound
PRODUTOS MAIS QUENTES
A jaqueta bomber da Gucci da cápsula com a North Face foi o artigo feminino mais procurado no trimestre. A tiara vermelha da Prada que a jovem Amanda Gorman usou ao declamar poema de sua autoria na posse de Joe Biden ficou em 6º lugar.
Entre os homens o jeans aparece também na sexta posição com a camisa de denim de Brunello Cuccinelli. O primeiro lugar masculino é do tênis Yeezy 450, da Adidas.
No insight de dados mensais da Lyst, o jeans feminino de cintura baixa e modelagem folgada apontou aumento de procura de 57%, quando comparado a março de 2020.
As calças de comprimento tipo capri também estão em alta, com crescimento de pesquisa de 85% nas últimas duas semanas, informa a Lyst.