Filme usa cores das areias do deserto e de especiarias, referências da realeza e Idade Média.
Em um mundo pressionado pela emergência climática, a saga do jovem Paul Atreides pode servir de base para a moda considerar as novas necessidades humanas. Os trajes de Duna foram criados pela dupla Bob Morgan e Jacqueline West, que comandaram uma equipe de 200 profissionais. A dez mil anos no futuro, a humanidade se reorganiza em um império espacial, disputado por três famílias. Essa é a história de fundo do filme Duna, baseado no livro de ficção científica escrito por Frank Herbert e lançado em 1965. Estreou no Brasil em novembro, mas figura como o terceiro filme mais buscado no mundo, segundo a retrospectiva do Google para 2021.
Entre os destaques dos trajes de Duna estão os uniformes destiladores, que na ficção transformam resíduos do suor em água filtrada e um gás capaz de ser ajustado para refrigerar o corpo em movimento, explica o comunicado da HBO Max para a imprensa.
A produção contou com 250 ‘trajestiladores’. Cada um levou em torno de duas semanas para ser confeccionado. O desafio foi garantir o encaixe perfeito aos corpos dos atores de proporções físicas muito diferentes. De Rebecca Ferguson, de 1,65 metro, que faz Lady Jessica, a mãe de Paul Atreides, a Jason Momoa, de 1,93 metro, que faz Duncan Idaho, espadachim da Casa Atreides.
REFERÊNCIAS ESTÉTICAS E DE CORES
Conforme o comunicado, os figurinos buscaram inspiração na mitologia greco-romana e na era medieval, recorrendo à estética mod-ieval (junção de moderno e medieval). Passaram também pelas obras do artista espanhol Goya e dos pintores italianos Giotto e Caravaggio.
“O resultado são figurinos sofisticados com estampas luxuosas, silhuetas bem definidas, ombros protuberantes, transparências e drapeados estratégicos”, descreve a HBO Max.
À imprensa internacional a dupla responsável pela criação dos figurinos comentou que a paleta reproduziu tonalidades encontradas em especiarias vendidas em mercados de Marrakesh, em diferentes tons de areia e pedras do deserto, cartas de tarô e o filme Lawrence da Arábia.
O filme influenciou as direções de moda das próximas estações, inclusive para o jeans.
GALERIA DE FOTOS
Crédito: divulgação / HBO Max