Estratégia de segmentação adotada a partir das coleções do inverno 2014 reflete o fôlego obtido com a entrada do sócio capitalista.
A partir do inverno 2014, a Tecnoblu assumiu uma nova abordagem de mercado. Com vendas fortemente concentradas no mercado de jeans, a fabricante de etiquetas, tags e lacres de Blumenau (SC), decidiu segmentar o mercado em quatro áreas, cada uma com seu respectivo book de produtos, todos também desenvolvidos sob um novo prisma. Adotou suas próprias diretrizes de comportamento de moda, baseada nas pesquisas realizadas pela equipe de desenvolvimento, combinadas às percepções comerciais, escapando dos temas padronizados das pesquisas contratadas.
Reservou novidades também para a unidade de botões e placas, na qual mantém parceria com o fabricante argentino Apholos. Serão dois books no inverno 2014. Um tradicional que reúne todas as possibilidades de produção do parceiro industrial e outro batizado de Apholos Express, que restringirá as combinações, de modo a ganhar tempo de produção e conseguir reduzir preço, explica Simone Cunha, assistente de branding da Tecnoblu.
Com essas mudanças, a expectativa da companhia é encerrar o ano com faturamento 35% maior que o obtido em 2012, que girou em torno de R$ 50 milhões, de acordo com reportagens publicadas por conta da entrada da gestora de fundos CRP Companhia de Participações, em agosto do ano passado, para a qual a Tecnoblu vendeu 25% do capital.
Etiquetas e afins
O inverno 2014 está orientado a quatro segmentos. Dois são direcionados ao mercado de jeans. O book Konzept é o mais conceitual deles, reunindo os itens mais caros da coleção. Usa formas geométricas e orgânicas; superfícies desgastadas; novos tons metalizados; brilhos discretos; cores clássicas, como tons de cinza e marrom; acentos pontuais em tons vivos sobre tons neutros; bordados rústicos, com efeito do tipo ´feito à mão´; e couros nobres.
O Royal é o segundo book de jeans, voltado para marcas que atendem um perfil de mulher, chamado de exuberante. Carregado de brilho, o novo book lança mão de cores vibrantes; da estética barroca; do rococó; de bordados nada discretos – tanto coloridos em fio crochê, como em lurex; do mix de estampas, como as inabaláveis reproduções de pele de animal; metais vazados e em alta definição, com texturas e diferencial de banhos; couros metalizados; verniz fosco; couro estiletado e vazado; lacres com resinas brilhantes; tags com toque de veludo; produtos de tear com toque de seda, arrematados por efeito artesanal e relevos matizados. A cartela de cores tem grande gama de azuis, do menta ao tom profundo; passando pelo royal, enumera a empresa; acrescida de tons de bordô, marrom chocolate e violeta.
Os outros dois books correspondem a segmentos de moda, que a Tecnoblu vinha atendendo pontualmente. O Casual atende a marcas que não são necessariamente de jeans, ou as de jeans, que têm diversificado a linha, com a inclusão de camisaria e cortes de alfaiataria. Os produtos desse book trabalham tons naturais; linho como matéria-prima; papel telado, com aspecto de linho, para tags leves; tags do tipo acessório, como expelho; cetins estampados com toque em relevo; fitas nobres em seda; sarjas metalizadas; detalhes decorativos em couros e metais com banhos diferenciados.
O Sport reúne itens para o mercado de moda praia, lingerie, esportes de alto rendimento e para linhas de roupas casuais lançadas pelas marcas esportivas. Usa estampas que combinam imagens da natureza com a cidade, o tecnológico com o rústico; as cores são vivas; formas simples, simulando movimento, blocadas; grafismos geométricos; materiais tecnológicos e sintéticos, quebrados por naturais empregados em cadarços de algodão e fibras de papel; emborrachados que recebem diversas cores, formas e aplicações; superfícies leves e impermeáveis.
Botões e metais
Com a argentina Apholos, a Tecnoblu atende o mercado de botões e metais de acabamento e produção sofisticados. Pela complexidade do processo, mais a burocracia de importação, os produtos da Apholos têm prazo de entrega de 60 dias e preço situado na faixa top de mercado. Para essa fatia, a empresa lança pela primeira vez um mostruário, desenvolvido em conjunto com o parceiro brasileiro, reunindo processos e detalhes inspirados pelas macro tendências do outono/inverno 2014. Por sua vez, o Apholos Express contém uma oferta mais reduzida de produtos e banhos, tempo de entrega reduzido em 15 dias em relação ao prazo da linha master, flexibilidade em tamanhos de lotes e preços especiais, informa a Tecnoblu.
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