Império desenvolve cola para fechar jeans

A fim de demonstrar os resultados do produto cuja formulação levou seis anos, a lavanderia desfilou coleção de inverno 2009 durante o SC Mostra Moda Jeans

A Lavanderia Império anunciou, durante o SC Mostra Moda Jeans, o jeans sem costura. É um novo método para o fechamento de calças em denim. A base do processo é a cola, desenvolvida pela lavanderia nos últimos seis anos e, por enquanto, aplicada de forma artesanal. O produto não está, porém, disponível comercialmente, já que a empresa aguarda o desenvolvimento de equipamento específico para o uso da cola, ainda sem previsão de conclusão.

 

O produto despertou o interesse da fabricante espanhola GFK, que decidiu desenvolver um equipamento específico para a aplicação da cola, explica Helson Andrade, diretor da área de desenvolvimento da Império. “O objetivo é que a máquina consiga cortar o tecido a laser, montar a peça e já colar o modelo todo de uma só vez”, conta o execuivo. De acordo com ele, a idéia para o desenvolvimento do produto surgiu quando eram feitos trabalhos para a fixação de patches, que eram colados no tecido e se soltavam durante a lavagem por causa da resina aplicada no tecido.

 

Andrade afirma que as costuras podem ser totalmente substituídas pela cola, mesmo quando o tecido for resinado, precisando apenas de rebites para que a peça não ceda em locais como os bolsos. No desfile realizado no SC Mostra Moda Jeans que, pela primeira vez apresenta os trabalhos de uma lavanderia, foram mostrados alguns exemplos dos efeitos possibilitados pelo uso do produto, além das principais tendências para o inverno de 2009.

“Quisemos fazer o desfile para mostrar o quão importante é a lavanderia na produção do jeans. Normalmente, o beneficiamento acaba ficando em segundo plano, quando, na realidade, representa uma das etapas mais importantes, que é o visual e o diferencial da peça”, afirma Andrade, acrescentando que acredita que outras lavanderias deverão participar dos desfiles nas próximas edições do evento, promovido pela Canatiba.

 

Fazendo uma brincadeira com o produto, a empresa vai colocar no ar o site www.jeanscolado.com.br, explicando um pouco mais sobre os trabalhos que podem ser feitos com a nova técnica.

*a jornalista viajou a convite da Canatiba

fotos: divulgação